Dicas do Thunderbird: várias identidades de email

1 min de leitura
Imagem de: Dicas do Thunderbird: várias identidades de email

Os clientes de email para Desktop são cada vez menos usados pelos usuários domésticos. Isso se deve, em parte, pelo fato de os clientes web terem se desenvolvido muito, o que trouxe mais comodidade e opções para o usuário. Porém, os convencionais ainda possuem funções muito úteis.

O Mozilla Thunderbird é um programa capaz de gerenciar múltiplas contas de email em apenas um local. Ele é capaz concentrar diversos provedores – como o Yahoo Mail, Gmail, Hotmail, etc. – em uma única caixa de entrada. Isso é ideal para as pessoas que possuem diversos endereços de email de diferentes provedores.

Emails corporativos

Ao enviarmos um email para alguém, nosso endereço é exibido no campo de remetente para que o destinatário saiba quem lhe enviou a mensagem. Porém, os emails corporativos são restritos e não podem ser divulgados para qualquer pessoa, pois podem sofrer ataques de Spam. Além disso, não é muito recomendável misturar uma conta pessoal com a empresarial para não ocorrer um mal entendido.

Escolha seu remetente

Para não fazer confusões na hora de enviar uma mensagem, o Thunderbird possui a função “Identidades de email”. Assim, é possível enviar um email com o remetente que o usuário quiser. Além de prevenir contra a distribuição de Spam, as identidades permitem configurar diferentes assinaturas e formatações para os emails que você envia. Veja como fazer a configuração de identidades.

1. Com o Thunderbird aberto, vá até o Menu Ferramentas  e selecione a opção “Configurar Contas”;

Acesse as configurações de contas de email.

2. Com a janela de configuração aberta selecione um dos endereços de email existentes e clique no botão “Identidades...”, localizado no painel à direita;

Escolha a conta que deseja configurar as identidades.

3. Na janela que surgir, clique no botão “Nova...” para inserir outra identidade (remetente) para esta conta de email.

Crie quantas contas forem necessário.

4. Em seguida, na aba “Geral”, insira as informações da conta como nome, email e endereço para resposta. Ainda na janela de propriedades, selecione as outras abas para conferir opções adicionais e clique em OK para salvar as alterações.

Preencha as opções da conta.

5. Com as identidades devidamente configuradas, escreva um novo email ou responda a  alguma mensagem para fazer um teste. Na janela de edição, procure pelo campo “De:” e verifique as opções de identidades disponíveis.

Envie emails com endereços diferentes.

Apesar de termos mostrado essa dica para o Thunderbird, diversos provedores como o Gmail e o Yahoo também possuem esse sistema. O mais importante deste recurso é a capacidade de se comunicar livremente utilizando diferentes contas e de se prevenir contra mensagens indesejadas na sua conta principal.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.