Receba os e-mails de todas as suas contas de e-mail em somente uma delas!

4 min de leitura
Imagem de: Receba os e-mails de todas as suas contas de e-mail em somente uma delas!

Muitas pessoas costumam ter diversas contas de e-mail em diferentes serviços e sempre acabam por esquecer-se de visitar uma conta em especial justamente quando recebem um e-mail importante. Para evitar uma situação por vezes trágica, muitos serviços de e-mail permitem que você receba, e até mesmo envie em alguns casos, e-mails de outras contas de e-mail.

O artigo ao qual você está lendo neste exato momento serve para que você, usuário desconhecedor dos métodos pelos quais se faz possível habilitar a função referida no parágrafo anterior, aprenda a configurar suas contas de e-mail de forma que somente seja necessário acessar uma delas para verificar todos os seus e-mails. E até melhor, após fazer isso você poderá escolher um programa gerenciador de e-mails para que você sequer tenha que abrir o navegador!

Observações

A seguir será falado sobre como receber/enviar e-mails de outras contas somente a partir de contas Hotmail (Windows Live), Yahoo! e GMail por questão de espaço e por serem os e-mails mais usados. Possivelmente você terá outra conta de e-mail na qual queira aplicar tal “técnica”, no entanto, não é necessário falar sobre todos os serviços, porque uma vez explicado o método de um deles já é possível supor o dos outros, pois todos são parecidos de alguma forma.

Outro detalhe que vale a pena ser mencionado é o de que muito provavelmente você possa vir a receber e-mails com certo “delay” (atraso), pois um e-mail enviado para você percorrerá o dobro do caminho até lhe alcançar. O mesmo vale para o envio de mensagens: o e-mail pode demorar a ser recebido.

Hotmail

Para receber e enviar e-mails de outras contas de e-mail a partir de sua conta Hotmail (Windows Live), você deverá acessá-la, clicar no link “Opções” e, em seguida, em “Mais opções”. A seguir, na área “Gerenciar sua conta” clique em “Enviar e receber e-mails de outras contas de e-mail” (segunda opção da página).

Feito isso, selecione “Adicione outra conta da qual você pode enviar e-mail”, digite o e-mail desejado no campo especificado para isso e clique no botão “Enviar e-mail de verificação”. Por fim, acesse a conta de e-mail digitada e clique no link de ativação contido no e-mail de verificação. Após isso, já será possível enviar e receber e-mails de outras contas a partir do seu hotmail!

Depois de completar todos os passos acima, sempre ao clicar para criar uma nova mensagem será possível escolher qual o remetente do e-mail, assim como na figura:

hotmail

Um detalhe das contas Hotmail (Windows Live) é o de que não será possível fazer o oposto com elas, ou seja, adicioná-las a outras contas de e-mail, pois o desenvolvedor bloqueou tal opção de alguma forma. Todavia, apesar de não ser possível receber e-mails de uma conta Hotmail em outros servidores, é possível receber e-mails de contas Hotmail em outras contas hotmail. Ou seja, só é possível realizar os processos mencionados neste tutorial de hotmail para hotmail, fato que por ser útil ou não, vai depender das suas preferências pessoais.

Para encaminhar e-mails de uma conta Windows Live para outra, acesse “Opções”, clique em “Mais opções”, selecione “Encaminhar emails para outra conta de email”, escolha “Encaminhe seu email para outra conta de email”, digite a conta Windows Live (hotmail, msn ou live) para a qual suas mensagens serão enviadas e clique em “Salvar”.

GMail

Clique na opção localizada ao lado do botão “Sair” chamada “Configurações” e uma vez carregada a página entre na guia “Contas”.

contas

Feito isso, procure por “Adicionar outro endereço de e-mail”, digite aquele e-mail que você deseja inserir ao GMail no campo “Endereço de e-mail” e clique em “Salvar alterações”, por fim, clique no link de ativação no e-mail recebido em sua outra conta e pronto!

Para enviar um e-mail a partir da conta adicionada será necessário torná-la padrão ou, no caso de responder uma mensagem, escolher a opção “Responda pelo mesmo endereço em que a mensagem foi recebida” abaixo do item “Quando eu receber uma mensagem enviada para um de meus endereços”.

alternativo

Yahoo! e outras contas

Infelizmente ao escrevermos este artigo tal opção do Yahoo! Mail ainda estava “em construção”, pois o serviço está passando por algumas mudanças. Entretanto, você já deve ter reparado que o processo para receber/enviar de outras contas em uma só é parecido em na maioria dos serviços. Ou seja, acesse “Opções ou “Configurações”, clique na opção “Contas” e siga as instruções apresentadas na página caso o servidor de e-mails que você usa suporte esse serviço.


Toque final

Depois de configurar todas as suas contas de e-mail para que enviem todas as mensagens recebidas para a mesma conta o passo seguinte é configurar um programa de gerenciamento de e-mails para que receba os e-mails dessa “conta-alvo”. Se você ainda não usa nenhum programa do gênero, acesse o artigo “Clientes de e-mail alternativos ao Microsoft Outlook” link e veja sugestões dessa classe de programas.

Mas se quiser uma dica, lá vai: faça com que todas as suas contas enviem seus e-mails para uma conta GMail e baixe o Mozilla ThunderBird link, pois em sua configuração inicial ele oferece a opção de adicionar uma conta GMail sem a necessidade de inserir aqueles “endereço POP” e “SMTP” complicados de serem achados. Tal dica serve mais para quem não sabe mexer muito nessa espécie de programa e não quer perder muito tempo aprendendo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.