Durante um evento realizado em São Paulo nesta terça-feira (19), a Samsung anunciou o lançamento de seu novo tablet de ponta, o Galaxy Tab S, e o TecMundo esteve lá para passar as primeiras impressões da novidade. Primeiro aparelho do tipo a adotar a letra que simboliza os smartphones top de linha da fabricante, o dispositivo traz como grandes diferencias sua tela Super AMOLED, suas dimensões finas e seu peso leve.

Disponível em modelos de 8,4 e 10,5 polegadas, o tablet conta com uma resolução de 2560x1600 pixels, o que representa quatro vezes mais detalhes do que em uma tela HD. Além disso, a tecnologia Super AMOLED apresenta pixels com iluminação individual, o que possibilita cores mais vivas e brilhantes e um contraste 100 vezes maior do que o de uma tela LCD comum, melhorando a nitidez e a profundidade das imagens.

Segundo a fabricante coreana, o Galaxy Tab S é o primeiro tablet do mundo a contar com a tecnologia Super AMOLED, que já vem se difundindo em outros tipos de aparelhos – como os últimos smartwatchs da própria Samsung. O display diferenciado também garante melhor visibilidade tanto em ambientes escuros quanto sob a luz solar forte, o que foi confirmado no nosso breve contato com o dispositivo.

Complementando o hardware da tela, o aparelho vem com um recurso que adapta automaticamente as configurações de brilho, contraste, saturação e nitidez para cada tipo de conteúdo exibido no display. Dessa forma, o tablet muda esses elementos para exibir o melhor resultado para vídeos, fotografias, sites da internet, textos ou qualquer outra coisa. Ainda assim, é possível selecionar os modos Cinema, Foto e Básico para fixar suas preferências.

Especificações técnicas

  • CPU: processador octa-core Exynos 5 (1,9 GHz quad-core + 1,3 GHz quad-core)
  • Tela: display Super AMOLED de 8,4 ou 10,5 polegadas com resolução de 2560x1600 pixels
  • Sistema operacional: Android 4.4 KitKat
  • Memória: 3 GB de RAM
  • Armazenamento interno: 16 GB (expansível em até 128 GB com o uso de cartões microSD)
  • Câmera: frontal de 2,1 MP Full HD e traseira de 8 MP com flash LED e gravação de vídeos em qualidade FHD a 30 fps
  • Conectividade: WiFi 802.11 b/g/n/ac MIMO, WiFi Direct, Bluetooth 4.0 e IrLED
  • Bateria: 4.900 mAh para a variante de 8,4 polegadas e 7.900 para a de 10,5 polegadas
  • Dimensões (L x A x E): 12,56 x 21,28 x 0,66 cm para a versão de 8,4 polegadas e 24,73 x 17,73 x 0,66 cm para a de 10,5 polegadas
  • Peso: 298 gramas para o modelo de 8,4 polegadas e 476 gramas para o de 10,5 polegadas

Potência e leveza

Rodando a versão 4.4 KitKat do Android, o Galaxy Tab S traz sob seu capô um processador octa-core Exynos 5, feito por meio da junção de um quad-core de 1,9 GHz com outro de 1,3 GHz. Além disso, o tablet conta com 3 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno, que pode ser expandido em até 128 GB com o uso de cartões microSD.

O aparelho pode se conectar a redes 3G e 4G, além de possuir recursos WiFi e Bluetooth 4.0. Quem gosta de tirar fotos poderá usar a câmera frontal de 2,1 MP Full HD e a traseira de 8 MP com flash LED, tudo isso alimentado por uma bateria que, segundo a Samsung, pode durar até 11 horas de uso contínuo com o modo de baixo consumo de energia.

Outro destaque dado pela fabricante ao dispositivo é seu peso, que chegam a 298 gramas na versão de 8,4 polegadas e 476 gramas na de 10,5. Combinados com sua espessura de 6,6 milímetros, esses números tornam o Galaxy Tab S o tablet mais leve e fino atualmente disponível no mercado.

Sincronizando tudo

Além do hardware, o Galaxy Tab S também apresenta uma série de novidades em seu software. Um dos destaques vai para o Side Sync 3.0, que permite sincronizar o aparelho com seu smartphone Samsung para usar o tablet para atender chamadas, responder mensagens ou até importar conteúdo do seu celular sem ter que tocar nele.

Similarmente, a função de PC Remoto permite acessar e controlar o seu computador pessoal a partir de qualquer lugar em que você esteja, tornando possível até mesmo puxar para o tablet arquivos que você esqueceu em casa, por exemplo. Ainda no quesito sincronização, o recurso Reuniões Virtuais possibilita exibir a mesma imagem em vários tablets, facilitando exibições e apresentações profissionais, entre outras coisas.

Outro destaque é a possibilidade de cadastrar até oito usuários distintos para usar o aparelho livremente, o que pode ser combinado com o acesso por meio do leitor de impressões digitais. Já com relação à segurança, o Galaxy Tab S vem com a função Knox da Samsung, que permite a separação dos seus perfis pessoal e profissional. Por fim, o modo infantil apresenta aplicativos de entretenimento e educação e a possibilidade de monitoramento para os pais.

O preço das vantagens

O Galaxy Tab S apresenta ainda uma série de aplicativos com vantagens para seus usuários. As novidades incluem o Papergarden, uma revistaria digital que reúne versões digitais de mais de 25 títulos publicados no Brasil, entre as quais estão as revistas Época, Galileu e National Geographic, por exemplo.

Quem comprar o novo tablet também poderá utilizar o Kindle para Samsung, que permite baixar gratuitamente um eBook por mês e fornece acesso à Kindle Store. As vantagens incluem ainda sete assinaturas digitais de seis meses da editora Abril, seis meses grátis do Netmovies, 50 GB gratuitos no Dropbox por dois anos, seis meses no Cisco WebEx Meeting e três meses de contas premium no LinkedIn e Evernote, entre outras.

Disponível nas cores branco e bronze e com preços sugeridos de R$ 1.799 para o modelo de 8,4 polegadas e R$ 2.049 para o de 10,5 polegadas, o Galaxy Tab S deve ter sua pré-venda iniciada pela Samsung na última semana de agosto. O aparelho deve chegar oficialmente às lojas do varejo a partir do dia 30 do mesmo mês, junto às capinhas, teclados Bluetooth e outros acessórios para o tablet.

Cupons de desconto TecMundo: