O visual do seu Facebook pode ser único. Aprenda como fazer!

3 min de leitura
Imagem de: O visual do seu Facebook pode ser único. Aprenda como fazer!

O Facebook aos poucos vem ganhando cada vez mais espaço entre os brasileiros. Apesar disso, muitos usuários não aderiram completamente à rede social e ainda preferem utilizar o Orkut, já que ele permite a personalização das páginas.

Se você é usuário do Google Chrome, existe uma forma bem simples de resolver essa questão de configuração do perfil. Basta utilizar o Minimalist for Facebook, uma extensão que permite ao usuário escolher as cores da página do Facebook e ainda apontar a dedo tudo o que é exibido na página da rede social.

Para tornar o processo de personalização mais simples, o Baixaki preparou este completo tutorial. Nele, você encontra todos os passos necessários para tornar seu perfil no Facebook único e exibir na tela apenas as informações de interesse.

Seu perfil de cara nova!

ATENÇÃO

As modificações realizadas no perfil do Facebook são exibidas apenas para você. Os usuários que o seguem continuarão vendo a página do seu perfil com as cores e itens padrões da rede social.

Pré-requisitos

Para seguir todos os passos deste tutorial sem problemas, o usuário vai precisar ter instalado em seu computador as seguintes ferramentas:

Além disso, também é necessário ter cadastro no Facebook. Caso ainda não tenha um perfil, confira o artigo “Como fazer um Facebook” e veja como é fácil ter uma conta em uma das redes sociais mais famosas mundo afora.

Faça você mesmo

O acesso ao Minimalist for Facebook pode ser feito através do gerenciador de extensões, encontrado no menu “Ferramentas”, opção “Extensões”. Em seguida, é só clicar em “Opções” e aguardar até que a tela de configurações seja exibida.

A tela do Minimalist for Facebook é bem simples. À esquerda, o usuário tem acesso às ferramentas, enquanto que à direita são exibidos os itens que podem ser alterados. Confira abaixo cada uma das categorias oferecidas pela extensão e quais funções cada uma delas armazena.

Tela de configurações da extensão

General

Essa opção reúne as configurações gerais, tais como exibir um contador de novas atividades juntamente com o favicon (ícone exibido na aba do navegador), exibir transições animadas, esconder o rodapé da página ou utilizar um código CSS próprio, sendo esta última opção voltada apenas para os usuários mais experientes.

Com e sem o radapé

Theme

A maioria dos usuários investe mais tempo nessa opção, uma vez que ela é a responsável pelas cores da interface. Os itens “Background” e “Accent color” permitem modificar o fundo da tela e o cabeçalho da página (aquele em que a logo do Facebook é exibida).

Depois de modificar as opções, uma pequena mensagem será exibida no canto superior esquerdo da tela, a qual confirma as alterações realizadas e solicita que a página do Facebook seja atualizada para que você possa visualizar o resultado das configurações.

Alterando as cores do perfil

Toolbar

O item “Toolbar” reúne todas as ferramentas para personalizar o cabeçalho da sua página no Facebook. Nele, o usuário pode decidir se deseja exibir a toolbar ou não e também quais itens serão mostrados – logo da rede social, requisições pendentes, mensagens, notificações, barra de busca, entre outros.

O cabeçalho personalizado

Uma característica interessante do Minimalist for Facebook é que ele facilita a identificação de cada elemento que pode ser alterado. Basta deixar o mouse parado sobre as opções por alguns instantes para que uma imagem ilustre ao que ela se refere.

Navigation

Nessa opção, o usuário pode modificar totalmente a barra de navegação do Facebook (coluna exibida à esquerda do perfil). Esconda itens irrelevantes e deixe apenas as atividades que são realmente importantes para você.

Barra de navegação modificada

Sidebar

O item “Sidebar” reúne a configuração de todas as opções mostradas na coluna mais à direita do seu perfil, normalmente responsável pela exibição de eventos ou sugestões de perfis compatíveis com o seu.

Main

Uma das últimas categorias reúne as configurações mais interessantes. Por meio dela, o usuário pode habilitar a opção de zoom nas imagens com o simples passar do mouse. Basta habilitar o item “Show photo zoom on hover”, atualizar a página do perfil e conferir essa facilidade.

Zoom na imagem

Se você não gosta da forma com a qual o Facebook exibe as imagens (estilo galeria), pode desabilitá-la sem problemas. Basta marcar a opção “Disable theater mode”. O usuário também pode editar diversas configurações de histórico de atividades em “News Feed”.

Demais opções

Os outros itens mostrados pelo Minimalist for Facebook dizem respeito à importação ou à exportação das configurações realizadas, histórico de alterações entre as versões da extensão e suporte à ferramenta.

.....

Agora que você já sabe mexer melhor no Minimalist for Facebook, personalize sua página no Facebook e deixe-a com a cara que quiser. Vale reforçar que seus amigos não conseguem visualizar as alterações feitas. Toda e qualquer modificação é exibida apenas quando você acessa sua página no Facebook.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.