Se uma patente registrada em 2014 pelo Facebook (e que foi divulgada apenas na última quinta-feira, 28, pelo escritório de registro de patentes dos Estados Unidos) se tornar real, a rede social pode receber, futuramente, uma opção para ajudar a organizar caronas entre os participantes de um evento. 

Como é possível verificar na imagem que está a seguir, a opção mostraria todos os dados que já encontramos em um evento, mas com um adicional: uma caixa exibindo quais amigos também confirmaram participação e quantos possuem vagas disponíveis em seus carros. Entretanto, não são apenas os motoristas que podem indicar disponibilidade em seus veículos, pois aqueles que precisam de carona também podem lançar uma notificação na página.

“Usuários combinados poderão se beneficiar do custo efetivo, ambientalmente amigável e/ou aspectos sociais de um transporte compartilhado para o evento”, diz o documento em questão.

Outro detalhe divulgado é que o próprio Facebook usaria referências de localização dos participantes para organizar melhor as caronas e até mesmo o caminho mais curto para o trajeto. O projeto até vai um pouco além e pode organizar motoristas e pessoas que precisam de carona de acordo com os seus gostos musicais. 

Parceria com o Uber

E já que estamos falando em veículos, vale lembrar que no mês passado a empresa de Mark Zuckerberg anunciou uma parceria com o Uber para permitir que os usuários do Messenger solicitem um carro diretamente do aplicativo de bate-papo. À época, também houve a menção de que o Facebook esperava ter outras opções similares ao serviço de transporte futuramente - e, pelo que observamos acima, parece que os primeiros passos já foram dados.

O que você achou da nova proposta de caronas que está em estudo no Facebook? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: