Invasão dos GIFs: Facebook testa perfil reformulado com vídeo de 7 segundos

2 min de leitura
Imagem de: Invasão dos GIFs: Facebook testa perfil reformulado com vídeo de 7 segundos

Dê uma boa olhada na forma como o seu perfil no Facebook está aparecendo agora em seu celular, porque essa pode ser uma das últimas vezes que você o verá dessa maneira. A rede social anunciou nesta quarta-feira (30) que começou testes de uma versão totalmente reformulada da página de perfil para dispositivos móveis, com diferenças de layout, itens destacados e até algumas novidades para sua foto de exibição.

No novo perfil mobile, sua fotografia principal será exibida de forma centralizada e com destaque, atraindo a atenção dos visitantes. E se isso não é chamativo o suficiente para você, então saiba que agora será possível trocar sua foto estática por um pequeno vídeo de 7 segundos, que será reproduzido como um GIF em loop infinito sempre que alguém abrir sua página no Facebook pelo celular. A ideia parece ser justamente estimular a criatividade dos usuários.

Outra novidade com relação à sua imagem de exibição é a possibilidade de trocar sua foto por uma diferente de forma temporária, com a original voltando a ser exibida após um espaço de tempo determinado por você. Dessa forma, você pode programar antecipadamente o comprimento do período que aquela foto de quando você era criança vai ficar lá, ou preparar uma imagem para indicar que você ainda está de férias.

Mais sobre você, mas para os outros

As novidades do novo design do perfil, no entanto, não se resumem à imagem de exibição centralizada. Abaixo da foto, agora a rede social exibe uma pequena descrição feita por você mesmo, com direito ao uso de emojis para tornar a coisa toda mais informal. Na sequência, o acumulado de fotos pequenas e informações variadas foi substituído por uma série de detalhes em destaque.

Primeiramente, seu perfil vai exibir os dados que você tiver escolhido como públicos no campo “Sobre”, informando aos interessados sobre onde você vive, trabalha e estudou, entre outras coisas. A seguir, o Facebook passa a exibir suas fotos em destaque, mostrando primeiramente as imagens de sua escolha e depois suas fotografias mais recentes. Por fim, uma grande sessão exibe quem são os seus amigos – tudo isso antes de mostrar qualquer um de seus posts.

Questionado pelo site The Verge a respeito da mudança, o gerente de produto Aryeh Selekman afirmou que a empresa está “apenas tentando balancear as informações que podem ser mais importantes para as pessoas quando elas estiverem visualizando perfis”. Basicamente, isso significa que sua página exibirá menos o que você quer mostrar e mais o que os outros desejam ver – algo que só deve incomodar até o momento em que você quiser saber algo sobre outra pessoa.

Quando chega?

Além dos detalhes explicados acima, o Facebook não informou muito mais a respeito da reformulação da página de perfil da versão mobile da rede social, de forma que ainda não sabemos quando a novidade chegará aos usuários do Brasil e do mundo. Atualmente, as mudanças estão sendo testadas na versão para iOS do app por pessoas escolhidas a dedo no Reino Unido e no estado norte-americano da Califórnia.

O que você acha do uso de GIFs e outras mudanças nos perfis do Facebook? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.