O Facebook havia dito ao jovem Aran Khanna que ele teria a chance de estagiar na empresa a partir de junho deste ano. Contudo, faltando apenas duas horas para o início do estágio, a companhia de Zuckerberg cancelou o compromisso por alegar que "Khanna" violou os padrões éticos da rede social.

Estes "padrões éticos" citados pelo Facebook se referem ao "Mapa do Maroto" (faz referência ao artefato homônimo dos livros de Harry Potter), uma extensão criada por Khanna — durante a espera do início do estágio — para Google Chrome que desenhava o trajeto de cada usuário da rede em um mapa. O jovem usou as configurações-padrão do Messenger e os dados de localização armazenados pelo app.

O "Mapa do Maroto" deixou muita gente assustada, já que mostrou a quantidade de informações que o Facebook consegue recolher dos usuários — e saber por onde eles estão em tempo real.

"Decidi escrever essa extensão porque nos dizem constantemente como estamos perdendo a nossa privacidade com o aumento da digitalização das nossas vidas, entretanto, as consequências nunca parecem tangíveis", comentou Khanna sobre o caso ao site Boston.

O Facebook pediu para o futuro estagiário não falar com a imprensa, o que foi atendido na época. Poucos dias depois, a rede social pediu para ele desativar a extensão, o que também foi atendido. No outro dia, o estágio prometido foi cancelado. No final das contas: Khanna perdeu o "emprego", mas descobriu uma falha no aplicativo que — só agora — foi atualizado para aumentar a segurança.

Outro fato, no mínimo, engraçado: Zuckerberg desenvolveu o Facebook enquanto era estudante de Harvard. Contudo, ele era um incentivador do "modo hacker de agir". Em uma carta a investidores, o CEO comentou que "hackear significa apenas criar algo rápido ou testar os limites do que pode ser feito" e "que a maioria dos hackers que conheceu tendem a ser pessoas idealistas que querem causar um impacto positivo no mundo". Ué? Mas não era isso que Aran Khanna estava fazendo?

Aran Khanna

  O Facebook agiu certo ao cancelar o estágio de Khanna? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: