Facebook: como desativar o ajuste automático de imagens

1 min de leitura
Imagem de: Facebook: como desativar o ajuste automático de imagens
Imagem: Social Media Satisfied

Uma recente atualização no aplicativo oficial do Facebook para iOS causou discórdia entre os usuários da rede social. O update adicionou um recurso que não agradou todo mundo: a partir de agora, o software dá um retoque automático nas fotografias que você publicar através de seu smartphone (algo que já acontecia no Google+, mas de forma bem discreta).

Isso quer dizer que o programa analisa aspectos técnicos das imagens que você publica – como luz, cor e saturação – e aplica filtros para que ela pareça mais bonita. A questão é que nem todos os usuários do aplicativo estão interessados nesse “embelezamento” autônomo – a novidade chateou muitas pessoas, especialmente fotógrafos e entusiastas que fazem questão de compartilhar suas fotos nas condições em que elas foram tiradas (ou previamente editadas em um software apropriado).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por enquanto, o update foi liberado somente para dispositivos da Apple – o Android não deve escapar dessa por muito tempo –, mas ainda assim vem causando polêmica ao redor do mundo. Felizmente, é fácil fugir desse ajuste automático. Quando você receber o update, uma mensagem (reproduzida na screenshot acima) surgirá na primeira vez que você tentar publicar uma foto qualquer em sua timeline.

Basta tocar no ícone de uma varinha mágica para desfazer os retoques e reverter a fotografia para seu estado inicial. Caso você tenha certeza de que jamais irá querer que o Facebook altere suas fotografias, entre no menu “Mais” do aplicativo (ícone de três riscos horizontais), acesse a página “Vídeos e Fotos” e desabilite a opção “Ajustar automaticamente”. Agora sim, a rede social jamais vai dar palpite no visual de suas imagens!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.