5 dicas para montar um perfil profissionalmente apresentável no Facebook

5 min de leitura
Imagem de: 5 dicas para montar um perfil profissionalmente apresentável no Facebook
Imagem: shutterstock

Caso você já esteja no mercado de trabalho, provavelmente conhece várias pessoas da empresa em que trabalha com as quais mantém contato pela internet. E, se você ainda é somente um estudante ou está em busca de emprego, seu perfil já pode estar servindo como vitrine do profissional que virá a se transformar — ainda que você não saiba disso.

Seu perfil pessoal do Facebook é também seu cartão de visitas na internet, caso você ainda não produza material o suficiente para criar uma fanpage no site. Então, como tornar esse perfil o mais profissional possível, de forma que você também não venha a deixar de lado seus próprios amigos? A tarefa requer um pouco de sutileza, mas é relativamente simples.

1. Cuide das aparências

Por mais que pareça meio óbvio, é realmente necessário dar um visual profissional para o avatar e para a capa do seu perfil. Vasculhe sua coleção de fotos e busque por imagens em que você esteja com um bom aspecto, em foco e não esteja fazendo nada “não profissional”.

O nível de profissionalismo dependerá de qual é o seu trabalho, é claro — designers e publicitários, por exemplo, geralmente têm mais flexibilidade para parecer descontraídos do que um contador, ainda que isso não seja exatamente uma regra. Só tenha certeza de que você está transmitindo a imagem de uma pessoa confiável e amigável.

Para sua capa, considere usar uma foto de cenário de sua própria coleção de fotos pessoais ou dê uma olhada em nesta lista de sites e aplicativos para fazer capas personalizadas para o Facebook — apenas use seu bom senso na hora de criar montagens. Algumas pessoas até colocam nessas imagens as URLs de seus portfólios ou outros perfis online que sejam relevantes, o que pode ser bem eficaz, se feito corretamente.

No avatar, uma fotografia em que você esteja em foco e com bom aspecto; na capa, você pode colocar imagens que ilustrem seus hobbies, interesses ou estilo de vida

Se a imagem de sua capa serve para mostrar seus hobbies e paixões, isso fará com que você torne-se mais memorável e destaque-se na multidão. Faça isso direito e seu perfil pode tornar-se interessante tanto para seus amigos quanto para seus contatos de trabalho.

2. Configure sua privacidade

Hoje, você pode estar publicando um tipo de conteúdo em seu Facebook que é destinado a seus amigos e apreciado por eles, mas será que você está pronto ser visto de forma totalmente pública? Há dois passos que podem ajudar você a gerenciar melhor sua privacidade em seu perfil.

Em primeiro lugar, crie listas de contatos em que seus melhores amigos estão separados de seus colegas de trabalho. Use essas listas nos filtros de privacidade das publicações, se assegurando de que postagens inadequadas não estão disponíveis para seus contatos do trabalho. Algumas coisas precisam permanecer privadas.

Pense, antes de publicar, se convém que seu post seja visualizado por seus contatos profissionais

Em segundo lugar, certifique-se de que o padrão de privacidade da sua linha do tempo esteja configurado para “Amigos” ou para algum grupo criado e personalizado por você. A mesma coisa para seus álbuns de fotografias, aplicações e visualizações daquilo que você curte na rede social.

3. Permita seguidores

O sistema de “seguir” no Facebook é bem parecido com o do Twitter: não é necessária reciprocidade e, mesmo que você os siga de volta, isso não significa que vocês precisem ser amiguinhos que se convidam para jogar Candy Crush. Isso funciona perfeitamente para todos aqueles seus conhecidos da empresa que você quer que vejam apenas suas postagens públicas.

4. Ocasionalmente, poste de forma “publicitária”

Se você sabe que tem seguidores que formam um grupo de número relevante do mesmo ramo profissional que o seu, vale a pena postar de vez em quando coisas que tenham a ver com o seu tema do seu emprego. Considere publicar coisas que a sua empresa está fazendo ou coisas relevantes a seu campo de trabalho.

Se você está tentando mudar de carreira ou provar seu conhecimento em determinada área, use essa linha de postagens para mostrar que você tem domínio do assunto e que tem interesse em falar sobre ele.

Considere publicar coisas que a sua empresa está fazendo ou coisas relevantes a seu campo de trabalho

Considere também detalhar suas capacitações em seu perfil e adicionar conclusão de cursos e participação de eventos importantes em sua linha do tempo pública. Assim, fica fácil para seus seguidores saberem através de seu perfil que você é casado ou se formou em determinado ano.

Se você quiser promover interação entre seus seguidores, você pode também expor atividades e fazer perguntas de teor não particular, como, por exemplo, onde encontrar uma boa escola de música.

Se você postar coisas como essas de vez em quando, sua linha do tempo pública terá uma variedade interessante de posts para que seus contatos vejam. Seus amigos já devem pensar que você é interessante, então isso será um adicional.

5. Fotos profissionais

Sempre que sua empresa publicar em sua página fotografias de você em eventos do trabalho, ou caso você tenha fotos bonitas em que apareça fazendo algo relacionado à sua profissão ou companhia, poste-as. Apenas uma imagem dessas é o bastante para dar a seus seguidores uma ideia de quem você é, enquanto mantém sua imagem profissional.

Publique eventualmente fotografias de eventos da sua empresa ou imagens que mostrem seu vínculo com a instituição ou profissão

Naturalmente, dependendo do que é exibido nestas fotos, tenha certeza de que está gerenciando de forma inteligente o filtro de privacidade que usou para publicá-la.

Enfim, seja prudente

Poderíamos listar várias outras recomendações específicas aqui, mas ao final a maioria se resumiria em: use o bom senso. Além de uma plataforma de entretenimento, o Facebook também é uma poderosa ferramenta de comunicação e, como já dizia Ben Parker, “com grande poderes vêm grandes responsabilidades”.

Esteja ciente de que seu perfil está sujeito à exposição pública, por isso tome cuidado ao fazer críticas relacionadas a seu ambiente de trabalho ou a algum funcionário que trabalha com você — pessoas já foram demitidas ou responderam a processos judiciais por menos do que isso.

Cuide também para não expor coisas que, ainda que não lhe denunciem, não sejam convenientes para exibição a contatos pouco próximos. No ambiente público, exponha suas ideias com prudência, deixe os desabafos e a partilha de sentimentos e coisas íntimas para as sessões privadas com seus amigos de verdade.

Não é preciso fingir ser alguém totalmente diferente nas redes sociais — e talvez nem seja muito bom, pois autenticidade é algo apreciado por quase todos, inclusive empresas —, apenas certifique-se de que você está administrando sua vida pública de forma que você seja beneficiado por ela e não o contrário. O TecMundo deseja a você êxito na tarefa e muito sucesso em sua carreira profissional.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.