No final do ano passado, uma extensão para Google Chrome chamada Facebook Flat surgiu no mercado trazendo uma série de possibilidades de alteração de layout para a rede social. Mas o que realmente chamou a atenção dos consumidores foi o fato de ela prometer mostrar quem são as pessoas que mais visitam (ou visitaram) o seu perfil. Ou seja: dizer quem mais anda “stalkeando” você.

Pouco tempo depois, a extensão foi alterada por infringir alguns códigos do Facebook — apesar de não haver informações concretas sobre o que exatamente teria acontecido — e permaneceu somente com as funções de edição do design. Agora, o recurso dedo-duro que demonstra quem são os bisbilhoteiros voltou à ativa. Mas será que ele realmente mostra quem são esses perfis?

Será real?

A verdade é que é praticamente impossível que isso seja verdade! O que o Facebook Flat faz é algo muito mais simples: ele ordena os perfis de acordo com o grau de interação que cada um deles tem com você na rede social. Ou seja: ordena quem mais comenta, curte ou compartilha suas postagens ou então conversa com você no chat. E essas informações são dadas pelo próprio Facebook.

Facebook Flat

Como bem lembrou o OptClean, o código-fonte do Facebook traz uma lista chamada “OrderedFriends”, demonstrando exatamente o que acabamos de dizer — quem são os amigos que mais interagem com determinado perfil. Com base nessa lista, o Facebook Flat traz os amigos que podem costumar visitar seu perfil. Até pode haver alguma similaridade entre as informações, mas não existe nenhum detetive virtual nesse caso.

Em resumo: o Facebook Flat pode ser interessante para quem está cansado da rede social com sua cara habitual, mas não deve ser baixado apenas com o intuito de mostrar quem são os amigos que mais visitam seu perfil. Para esta função, o Facebook ainda não permite que sejam feitas as “investigações anti-stalker”. Começou a sentir falta do Orkut? 

......

Você sente falta de saber quem visitou o seu perfil no Facebook? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: