Salve-se quem puder! Equipe da ISS é obrigada a evacuar estação espacial

1 min de leitura
Imagem de: Salve-se quem puder! Equipe da ISS é obrigada a evacuar estação espacial
Imagem: The Solstice Blog

A ameaça de uma colisão da Estação Espacial Internacional com um pedaço de um antigo satélite russo fez com que sua tripulação tivesse que evacuar a estrutura e correr para dentro da Soyuz caso alguma catástrofe realmente acontecesse.

Na impossibilidade de alterar o posicionamento da estação, os astronautas foram obrigados a largar suas pesquisas, trancar tudo e buscar o abrigo da nave espacial russa que poderia levá-los de volta para a Terra caso uma colisão acabasse acontecendo, evitando um acidente que poderia deixá-los à deriva.

A nave espacial russa Soyuz

Sãos e salvos!

Segundo a NASA, o risco de impacto já passou e os três astronautas já receberam liberação para retornarem à Estação Espacial. O americano Scott Kelly e os russos Mikhail Kornienko e Gennady Padalka habitam a ISS há exatos 112 dias e vão agora reconfigurá-la para que retome suas atividades normais.

Essa é, na verdade, a quarta vez que seus tripulantes são obrigados a deixar a estação para se abrigar com segurança.

Apesar de toda tecnologia em torno da manutenção da ISS no espaço, não é tão raro assim acontecer alguma situação de risco que envolva detritos espaciais em rota de colisão com ela. Essa é, na verdade, a quarta vez que seus tripulantes são obrigados a deixar a estação para se abrigar com segurança dentro da Soyuz, a única nave espacial capaz de fazer o transporte de pessoas e mantimentos entre a terra e a Estação Espacial Internacional.

Desviando da poluição espacial

Já mostramos aqui no TecMundo um site que mapeia os objetos que orbitam a Terra, e pelo que podemos ver lá, não são poucos os detritos de velhos satélites desativados que ainda circundam nosso planeta. Desde 1998, ano do lançamento da Estação Espacial Internacional, a estrutura já teve que ser movida de posição 22 vezes para evitar colisões.

Nesse caso mais recente, a mudança de lugar não seria capaz de ser realizada antes da possível colisão, e por isso os astronautas tiveram que se abrigar na Soyuz: para evitar passar pelo que Sandra Bullock passou no recente filme “Gravidade”.

Como você acha que a poluição espacial pode afetar a Terra? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.