Empresa do Texas quer construir estação espacial que você vai poder visitar

2 min de leitura
Imagem de: Empresa do Texas quer construir estação espacial que você vai poder visitar

A empresa Axiom Space, uma startup com base em Houston, no Texas, pretende construir a primeira estação espacial preparada para receber visitantes comerciais

A Estação Espacial Internacional (ISS) é uma estrutura incrível que orbita a Terra e serve de local de testes para uma porção de experimentos científicos importantes para o desenvolvimento de inúmeras áreas da Ciência. Diversos astronautas já visitaram a ISS e tiveram o privilégio de apreciar a vista do espaço e a sensação de estar fora da atmosfera de nosso planeta.

Por ser cada vez mais fácil (apesar de ainda estar longe de ser realmente barato) ir ao espaço, diversos planos de enviar pessoas comercialmente para fora da atmosfera começaram a surgir. Diversas empresas vêm imaginando como poderiam ser feitos voos comerciais seguros e lucrativos para quem tiver uma boa grana sobrando e vontade de ver a Terra azulzinha como Iuri Gagarin fez em 1961.

Ver a Terra do espaço: não é para qualquer um... ainda

Exploração espacial

Com isso em mente, a empresa Axiom Space, uma startup com base em Houston, no Texas, pretende construir a primeira estação espacial preparada para receber visitantes comerciais. Seu custo seria de US$ 1,5 bilhão, cerca de R$ 4,7 bilhões, apenas 1,5% do que foi gasto na ISS. A ideia é que essa estrutura seja extremamente econômica e utilize uma arquitetura espacial muito mais prática e barata do que foi feito com a estação atual – que já tem data para ser desativada: 2024.

Entre os visitantes, além dos aficionados pelo espaço com muito dinheiro no bolso, vão estar pesquisadores e astronautas, da mesma forma que acontece hoje com a ISS

A instalação inicial dessa estação espacial comercial deve ser feita com a ajuda da ISS, acoplando um módulo nela antes de transformá-la em uma estrutura independente que vai poder receber até sete pessoas simultaneamente. Entre os visitantes, além dos aficionados pelo espaço com muito dinheiro no bolso, vão estar pesquisadores e astronautas, da mesma forma que acontece hoje com a ISS.

Vista interna da ISS

Tem espaço para todo mundo!

Essa nova estrutura vai atender de tudo: empresas particulares, instituições governamentais de diversos países, pesquisas e estudos científicos e, claro, turistas espaciais de todos os lugares do mundo.

A Axiom afirma que já possui capital suficiente para iniciar todo o projeto e ainda manter a companhia por alguns anos. Resta então esperar e ver se isso vai realmente sair do papel e se algum dia poderemos passear no espaço com a mesma facilidade com que viajamos para outro país.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.