Samsung cresceu 123% neste ano em comparação com 2012. (Fonte da imagem: Reprodução/DigitalTrends)

A popularização do sistema operacional Android alavancou as vendas de tablets nesses últimos meses. De acordo com relatório divulgado pela International Data Corporation (IDC), a participação da Apple no mercado caiu de 40,2% para 29,6% neste ano; empresas como Samsung, Asus, Lenovo e Acer, por outro lado, contam todas com aumentos consideráveis no percentual de representação no contexto mundial de comércio de tablets.

Os resultados publicados levam em conta os terceiros trimestres de 2012 e de 2013. Segundo a IDC, a Samsung arrematou uma participação de 20,4% nesses três meses analisados; em 2012, a companhia representava a fatia de 12% no mercado de vendas de tablets. Outro crescimento notável foi o da Lenovo: de 1,1%, a participação da fabricante de computadores na comercialização de mobiles foi de 4,8% neste terceiro trimestre.

O crescimento total das empresas no correr deste ano mostrou dados favoráveis também ao OS da Google. Ainda conforme informado pela IDC, a Apple registrou um tímido percentual quando levados em conta os números conquistados pelas demais empresas. Veja só: a Lenovo, em termos de crescimento neste 2013, alcançou a marca dos 420,7%; a Acer chegou aos 346,3%; Samsung cresceu 123% e Apple, ao final, ficou na casa dos 0,6% de crescimento de 2012 a 2013.

Os números sondados pela IDC mostram que outros fornecedores (tais como Amazon, Microsoft, HP e Dell) cresceram 25% neste ano – não houve, porém, variação significativa no percentual de participação de mercado por parte dessas demais companhias. Importante dizer ainda que os resultados das vendas do iPad não foram até o momento divulgados. Pode ser, assim, que a Apple apresente um desempenho mais robusto neste vindouro quarto trimestre.

Cupons de desconto TecMundo: