Quais são os 10 maiores erros cometidos por novos empreendedores

2 min de leitura
Imagem de: Quais são os 10 maiores erros cometidos por novos empreendedores

Investimento é algo complicado e sempre existem riscos que devem ser levados em consideração. Se até para comprar uma nova TV é preciso ter cautela, quando pensamos em grandes quantidades de dinheiro, é preciso ter ainda mais cuidado para evitar que uma ótima ideia acabe se tornando uma dor de cabeça. E é por isso que muitos empreendedores passam quando cometem alguns deslizes no mercado.

O site UOL conversou com diversos especialistas no assunto e preparou uma lista com 10 dos erros mais comuns que são cometidos pelos empreendedores que estão começando no mercado. Você quer saber um pouco mais sobre eles? Então confira agora mesmo quais são as práticas que devem ser evitadas por quem não quer perder dinheiro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. Projetos pouco racionais

Ideias mirabolantes podem ser excelentes, mas é preciso que os projetos para elas sejam racionais e bem estruturados. É preciso ter foco para que as ações sejam concretizadas.

2. Foco somente no dinheiro

Quem começa um novo projeto não pode pensar apenas no retorno financeiro e imediato que ele irá proporcionar. É preciso ter uma motivação maior para que isso sirva de combustível na hora de enfrentar obstáculos.

3. Ignorar concorrentes

Planos de negócios não devem imaginar que existe somente uma empresa realizando alguns projetos. É preciso levar em consideração o que os concorrentes fazem, como eles agem e quais as ferramentas usadas por eles.

4. Não testar

Antes de colocar algo no mercado, você precisa saber se a ideia vai agradar alguém além dos empreendedores. Por isso, é importante que sejam feitos testes locais antes de qualquer lançamento comercial.

5. Planejamento superficial

É preciso ter planos de todas as etapas do processo de uma nova empresa. Não adianta fazer planejamentos superficiais, pois isso pode causar vários problemas.

6. Subestimar a necessidade de pessoas

Há momentos em que economizar custos com recursos humanos pode não ser a solução correta. Por isso, é importante não subestimar a necessidade de pessoas nas empresas.

7. Desconsiderar impostos

A carga tributária no Brasil é pesada e complexa. Saber exatamente todas as taxas que terão que ser pagas é primordial para que sua empresa não tenha surpresas orçamentárias.

8. Ignorar planejamentos financeiros

Outra necessidade é saber exatamente o quanto será necessário investir na abertura de uma empresa. É preciso ter também uma reserva para que a companhia sobreviva até que comece a dar lucro.

9. Ideias fixas

Um produto ou serviço pode não ter a aceitação que você espera. Por isso, é importante ter a mente aberta para atualizações, adaptações e até mesmo reposicionamentos.

10. Ignorar críticas

Antes de colocar tudo em prática, apresente seu projeto para outras pessoas que entendam do assunto. Ouça as críticas e as aceite como bons conselhos... Ignorar isso pode decretar uma morte prematura de uma ideia com bom potencial.

......

Quais foram suas experiências com empreendedorismo no Brasil? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.