Presidente da Microsoft Brasil fala sobre oportunidades para empreendedores

2 min de leitura
Imagem de: Presidente da Microsoft Brasil fala sobre oportunidades para empreendedores

Durante a Feira do Empreendedor realizada em São Paulo pelo Sebrae, a presidente de Microsoft Brasil, Paula Bellizia, falou com o público a respeito das oportunidades que a tecnologia dá para os jovens e adultos brasileiros. Além de abordar as principais causas que levam ao fracasso de startups, a executiva citou as soluções da empresa de Redmond que podem ajudá-las a superar essas dificuldades e atingir todo o seu potencial.

Segundo Bellizia, o Brasil tem um ambiente com bastante força de inovação, o que dá origem a companhias capazes de competir de frente com as que surgem em países mais ricos. No entanto, a situação dos empreendedores daqui não é fácil, e cerca de 29% das novas pequenas empresas brasileiras acabam morrendo dentro de 1 ano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Questão de acesso

Os motivos para esse fracasso costumam variar, mas podem ser causados por ausência de um bom planejamento de curto e longo prazo, deficiência na gestão ou um comportamento empreendedor pouco desenvolvido. A executiva da Microsoft afirma que esses problemas todos podem ser explicados pela nossa dificuldade de acesso a boas opções de financiamento, capacitações de qualidade e tecnologia de ponta.

Justamente para ajudar as startups a superar essas dificuldades, a Microsoft conta com alguns programas especiais com benefícios para os empreendedores. Com cerca de 2,7 mil pequenas empresas ativas atualmente, o BizSpark é uma dessas iniciativas. Voltada para companhias com até 5 anos e faturamento menor que US$ 1 milhão, o projeto oferece pacotes de software gratuitos, 3 anos de apoio, treinamento, mentoria e acesso a investidores.

Além disso, a empresa também oferece estímulos para equipes que estão em outros estágios de desenvolvimento de suas startups, como é o caso de iniciativas como a Imagine Cup e o Spark Awards. Por fim, a Microsoft também apoia programas de pré-aceleração, aceleração, pós aceleração de pequenas empresas, tudo com a ajuda de parceiros como o Instituto InnovAction, a AceleraTech, a Acelera Partners e o Fundo Brasil Aceleradora de Startups.

Todo mundo ganha

De acordo com Bellizia, companhias grandes como a Microsoft buscam estimular e se aproximar dos novos empreendimentos pelas ótimas oportunidades de negócios geradas por elas. “Muitas vezes, a gigantes acabam engessadas em modelos antigos, e é nas startups onde as coisas realmente estão acontecendo”, afirma a executiva, ressaltando que a relação é benéfica para ambas as partes.

Reforçando a fala do CEO global da Microsoft, Satya Nadella, Bellizia afirma que não há empreendimentos pequenos demais para interessar à Microsoft. “No futuro, todas as empresas vão ter seus pensamentos passando por tecnologia, e queremos ser escolhidos como os parceiros de negócios delas”, conclui a executiva.

Você já teve alguma ideia que acha que poderia virar uma empresa? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.