Desde a década de 1990, as pessoas conheceram uma língua composta apenas por figurinhas. Os emojis surgiram para facilitar a comunicação e caíram tanto no gosto da galera que hoje são essenciais para algumas pessoas.

A verdade é que é mais fácil mandar uma imagem pequena que representa um conceito do que caçar letrinhas no teclado do celular. Tanto é verdade que tem gente que só se comunica com emojis, num idioma que, às vezes, é quase impossível decifrar.

Seja para comemorar, criticar, mostrar seu amor, indicar sua tristeza ou apenas zoar no chat de grupo do WhatsApp, os emojis são essenciais para nossa rotina. Você sabia que, dependendo da época do ano, do país, das notícias mais recentes e de outros tantos fatores, as pessoas costumam usar mais determinados emojis?

As figurinhas já são usadas em vários estudos, uma vez que elas nem sempre representam a mesma coisa para todas as pessoas. Além disso, muitos ícones também já foram pautas para discussões, uma vez que já geraram controvérsias, como é o caso do emoji de cocô e do rifle, que foi removido recentemente. Não só isso: haverá até um filme sobre emojis que vai passar dentro dos celulares...

Pois é, os emojis viraram uma febre e cada vez o pacote de ícones cresce mais — só neste ano, mais 72 emojis foram lançados. Bom, na verdade, todo esse papo é para comunicar que hoje (17) é comemorado o dia mundial do Emoji. Isso mesmo, existe um dia até para mandar mais figurinhas para a galera — só não vai avisar suas tias, senão o chat vai piscar o dia inteiro com emojis.

Nesta data tão especial, as redes sociais estão comemorando com hashtags específicas, lançando curiosidades sobre os emojis e até lançando novos ícones. Abaixo, nós mostramos as principais informações liberadas pelo Twitter e pelo Instagram, para você participar desta celebração internacional com muitos emojis.

Comemore o #WorldEmojiDay no Twitter

Aproveitando a data de suma importância para a rede social, o Twitter fez uma postagem especial reunindo dados sobre os emojis mais usados no Brasil, em cada mês do ano, nos principais países do mundo e em cada categoria. Confira:

Emojis mais twittados no Brasil

Emojis mais twittados em 20 países

Emojis mais twittados em cada mês do ano

Emojis mais twittados por categoria

Libere um novo emoji no Twitter

Além dos dados acima, o pessoal do Twitter resolveu fazer uma surpresa para os usuários da rede. Aproveitando a data, eles criaram um emoji personalizado para comemorar este dia tão especial. Para liberar o ícone, basta twittar com a hashtag #WorldEmojiDay para ativar o emoji especial. Moleza, né?

Emojis da vida real no Instagram

No Instagram, a festa dos emojis é um pouco mais ousada. Os usuários já usam os ícones em suas postagens e seus comentários, mas agora a moda é levar os emojis para o mundo real. Segundo informação oficial, as pessoas adoraram a ideia e embarcaram na onda com as hashtags #RealLifeEmojis e #EmojisInTheWild.

Em fotos muito criativas, os usuários fazem poses similares às dos emojis ou então enquadram coisas do mundo real que são muito semelhantes aos ícones. Nem sempre o resultado fica exatamente igual, mas a brincadeira é bem legal. O Instagram levantou os emojis mais usados na plataforma, além de alguns dos melhores posts usando as hashtags.

Emoji do vestido vermelho

Emoji de natação

Emoji do carro vermelho

Emoji do emoticon

Emoji da cereja

Emoji da flor de hibisco

Emoji de arco-íris

Gostou da ideia? Você também pode participar nas redes sociais postando suas fotografias, seus tweets e pensamentos com uma infinidade de emojis. Esses ícones estão disponíveis durante o ano todo, mas, neste dia de alegria, vale liberar a criatividade e usar várias figurinhas para deixar as timelines ainda mais coloridas e divertidas.

Cupons de desconto TecMundo: