Review: Nokia E75

9 min de leitura
Imagem de: Review: Nokia E75

Até você inicializar seu notebook, localizar um ponto de rede e acessar a página dos emails, o Nokia E75 já confirmou a presença na reunião com todos. Claro que a comparação foi um tanto exagerada, mas é exatamente este o alvo do Nokia E75, um aparelho que traz agilidade para os profissionais que não têm um segundo a perder, trazendo soluções em comunicação, Word, intranet, leitor PDF e agenda de compromissos dinâmica em um aparelho que não pesa no bolso.

Além disso, o aparelho possui teclado QWERTY, GPS, acesso wi-fi à internet e gerenciamento de emails, fatores que despertam o interesse do público que procura um aparelho com recursos diferenciados. No entanto, estes certamente vão sentir falta de recursos multimídia mais elaborados, hardware robusto e de uma interface mais casual. O fato de ele atingir, mesmo que de raspão, ambos os públicos comprova sua posição do lado profissional, mas pouco à frente do entretenimento.

E75, teclado QWERTY em um aparelho discreto

O que vem na embalagem?

  • 1 telefone;
  • 1 bateria;
  • 1 carregador;
  • 1 fone de ouvido;
  • 1 cabo de dados;
  • 1 adaptador de áudio;
  • 1 capa para telefone;
  • 1 manual de instruções;
  • 1 licença/folheto do map´s.

Conteúdo da embalagem

Com as mãos nele

À primeira vista o E75 passa por um celular comum, seu visual é discreto e suas dimensões estão longe do exagero. Belas curvas em um acabamento arredondado fazem com que ele se torne agradável não somente às mãos como aos olhos e também às mãos que o utilizam. Qualquer espaço em bolsas e mochilas é capaz de abrigar o telefone com folga, até mesmo um bolso de camisa seria capaz de abrigar o aparelho.

Dados do aparelho

Basta levantá-lo da mesa para perceber que seus 140 g escondem algumas surpresas, e não se trata apenas do teclado estendido. Seu revestimento em alumínio confere elegância e inspira resistência contra choques mecânicos e riscos. Evitando marcas digitais, o fato de ele não possuir touchscreen ajuda a conservar a boa visibilidade, mesmo em condições adversas.
Teclados e botõesVisão lateral
Seu teclado numérico é bastante reduzido e pode resultar em alguma ligação por engano. Na lateral direita se encontram quatro botões com atalhos de volume, câmera digital e recursos de voz. Acesso ao cartão de memória e porta mini USB está na lateral oposta e sob uma proteção emborrachada; já os pequenos conectores de alimentação e fones estão na parte inferior e superior. Do lado oposto ao display está posicionada sua câmera principal, seu único alto-falante externo e a capa que reveste a bateria e os cartões.

Mas é na extensão do teclado QWERTY que o E75 mostra suas qualidades. A mesma resistência exterior é conferida em seu deslizamento e na qualidade das teclas. A menos que seus dedos sejam demasiadamente avantajados, o tamanho e sensibilidade das teclas devem garantir seu conforto durante a redação de pequenos textos, mensagens, emails e acesso à internet.

Ao segurar o teclado interno de maneira exagerada, as arestas do seu revestimento em alumínio se tornam incômodas, recomandamos segurá-lo com moderação. Sente-se apenas a falta de uma maior integração entre os teclados, o deslizar do QWERTY desabilita as teclas numéricas e orienta a imagem para a posição vertical. Na falta de um acelerômetro, muitos aplicativos não acompanham a orientação do teclado, resultando na confusão dos comandos.Funcionamento Geral
O sistema operacional é um dos maiores destaques do aparelho, Mesmo com hardware limitado o aparelho apresenta um excelente desempenho diante dos mais diversos aplicativos. Muito disso se deve pelo seu foco nas atividades profissionais - abrir mão de alguns recursos de entretenimento contribuiu para essa otimização.

Por fora, sua aparência é discreta

A fluidez de um sistema operacional limpo se reflete em sua inicialização, apenas 30 segundos bastam para que o aparelho se encontre em pleno funcionamento. Mesmo com diversos aplicativos abertos, novos programas foram abertos em questão de segundos sem comprometer a estabilidade do aparelho. Ótimos resultados para um aparelho que não procura carregar mais peso do que suporta.
Interface profissional
Também é difícil esquecer o profissionalismo do celular ao navegar pelas suas funções: agenda de compromissos, calendário, contas de email e buscas na internet são alguns de seus atalhos. De maneira oposta, localizar suas opções de entretenimento entre seus diretórios não será muito fácil, o usuário poderá se surpreender com “novidades” depois de alguns dias usando o aparelho.

Também em outras coresOs comandos por voz podem economizar algum tempo de quem estiver disposto a criar atalhos seus aplicativos ou contatos da agenda através dos comandos de voz. Apesar de ser dono de uma interface prática e agradável, a personalização não é seu forte. Por padrão, o aparelho possui apenas dois temas e a mudança do formato do menu é uma de suas alterações mais drásticas.
Programas funcionais
Como se era de esperar, a gama de programas também é voltada para as atividades profissionais, todos com um funcionamento exemplar. Entre uma versão compacta de Word, bloco de notas, Adobe Reader, conversor de unidades, ZIP e dicionários, o usuário encontra ainda espaço para rodar novos aplicativos em Java.

Com o apoio do Nokia Maps, gratuito por seis meses a partir da aquisição do aparelho, o GPS do smartfone se mostrou excelente para a localização de endereços e na orientação de grandes percursos. Apesar das pequenas falhas de comunicação com os satélites nos grandes centros, as torres telefônicas auxiliam na localização e a precisão do dispositivo foi notável.
Internet e funções web
Além do suporte para rede via wireless, o aparelho suporta internet 3G - basta adquirir um plano de qualquer operadora com o respectivo chip para acessar a web a partir de qualquer lugar. A telinha de 2,4 polegadas do E75 faz o que pode, mas na hora da navegação fica difícil esquecer-se do número limitado de pixels. Visitar páginas com suporte para o modelo mobile é bastante confortável, o problema está nos demais endereços da web, Atravessar uma página sem qualquer opção de zoom pode levar muito tempo e deixar muito conteúdo para trás.

Apenas 1 alto-falante ao lado da câmera

Já as opções de email do Nokia Messaging são de uma praticidade sem tamanho,  pois o aparelho se encarrega de verificar novas mensagens, permite o acesso a todas as opções da sua caixa e ainda envia emails com a facilidade do seu teclado completo. Contas de diversos provedores são aceitas por ele e até dez cadastros podem ser feitos no aparelho simultaneamente, além de integrar diversos comunicadores com o Nokia Messaging.

As opções de busca presentes no smartfone nem sempre encaminham você para uma página de qualidade. Afinal, com o site do Google a poucos cliques, por que se aventurar em ferramentas desconhecidas? É possível aumentar seu acervo musical e ainda baixar vídeos e imagens através de suas lojas, tudo a seu devido preço. Conte ainda com opções para salvar links streaming no aparelho, sintonizar rádios online e as tradicionais ondas FM.
Games e música
Mesmo sem qualquer acelerador gráfico, o celular da Nokia mostrou um desempenho bastante satisfatório ao executar games e aplicativos 3D. A biblioteca do aparelho veio completamente vazia, mas através do site da Nokia e do serviço N-gage (integrado ao aparelho) é possível baixar jogos completos e diversos títulos em versão Trial.

Até 10 emails em um único celularApesar de possui dois alto-falantes, a saída externa de áudio é mono, pois um deles é dedicado às conversas telefônicas. Apesar disso, o aparelho é capaz de simular toques e sons 3D, mas claro que as distorções são percebidas com o aumento de volume e que os sons sofrem redução a um único canal. Já seu fone estéreo reproduz músicas e vídeos com grande qualidade, contando ainda com funções de microfone, atendimento de chamada e comandos do player em seu cabo em determinados aplicativos.

Basta conectá-lo a um computador e instalar um sincronizador de mídia para o Windows Media Player, facilitando muito transferências de músicas, filmes e imagens do PC para o aparelho. Existem diversas formas de acessar suas músicas pelo celular. Infelizmente o player dedicado se encarrega de catalogar listas de reprodução, álbuns e artistas, pela galeria de áudio você nem ao menos é capaz de avançar para a próxima faixa. Os formatos de áudio aceitos são: MP3, WMA, WAV, RA, AAC e M4A.
Vídeos
Belo visual em um aparelho finoConexão com a internet de um lado e um player de qualidade como o Real Player do outro: isto é sinônimo de vídeos no YouTube, certo? Infelizmente não para os proprietários do E75. A experiência ao se tentar assistir a filmes da web foi lamentável. Independente da velocidade de conexão, todas as execuções sofriam de um lag imenso e, mesmo após o carregamento completo do vídeo, travavam constantemente.

Por mais estranho que possa parecer, os vídeos que foram adicionados à memória do aparelho não sofriam deste mesmo “mal”, sendo o mesmo Real Player o responsável pelas reproduções. Ainda com uma resolução de imagem bastante superior, os filmes reproduzidos contavam com uma fluidez agradável, diferentemente das reproduções direto da internet. O aparelho aceita os formatos: WMV, RV, MP4 e 3GP.
Câmera Digital
Este é mais um quesito que afirma a posição do E75 como aparelho voltado às necessidades profissionais. Sua câmera de 3.2 megapixels é capaz de capturar imagens com relativa qualidade (2048 x 1536 pixels) e registrar aquele flagra quando não contamos com outro aparelho de qualidade em mãos, mas está longe de ameaçar o posto da sua máquina fotográfica durante uma viagem.

Ambientes abertosAmbientes fechados

Imagem em close

Há apenas zoom digital e ferramentas básicas para o ajuste de cor, iluminação e branco, timer de disparo e disparos sequenciais. Quem não possui segurança diante de tais recursos pode ficar tranquilo, as opções automáticas garantem um bom desempenho para diferentes condições. Fotos e filmagens com baixa claridade recebem a ajuda de um pequeno flash de LED, mas de pouca vantagem para situações extremas. O registro de vídeos segue a mesma linha das fotografias, fácil de usar, mas sem nada capaz de despertar nossa atenção.
Preço
O aparelho vem desbloqueado, funciona em qualquer operadora com chip GSM e suporta serviços de internet 3G. Lançado em fevereiro de 2009, não se trata de nenhuma novidade, o que contribui para a redução de seu preço. O E75 pode ser encontrado à venda em diversas lojas e sites do Brasil e, dependendo do cartão de memória que acompanha o aparelho e acessórios opcionais, os custos do smartphone variam de R$ 720 a R$ 1500.

Baixo custo para um teclado QWERTY

Vale a pena?
Como solução para o entretenimento de um público geral, o Nokia E75 não é uma boa opção de compra. Se você gostaria de curtir vídeos da internet, games e aplicativos 3D e ainda contar com câmera capaz de cumprir o papel de uma verdadeira máquina digital, melhor é voltar sua atenção para outros aparelhos da série N da Nokia ou similares de outras marcas.

A série E foca suas atenções em soluções profissionais. A exemplo deste celular, com sistema operacional rápido e estável, editores de texto, calendários integrados a agendas, acesso dinâmico a contas de email e, é claro, um teclado capaz de fazer com que tudo isso se torne fácil e confortável estão entre seus maiores destaques. Se você procura um aparelho discreto e acessível capaz de mantê-lo sempre a par de seus compromissos e conectado com suas tarefas, o E75 é um ótimo smartphone disfarçado de telefone comum.

Agradecemos a Nokia Brasil por ter nos enviado o aparelho para análise. Parte das imagens foi retirada em nosso escritório, o restante foi retirada da seção de divulgação no site oficial do produto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.