Seleção de programas alternativos para você não ficar preso ao Windows

4 min de leitura
Imagem de: Seleção de programas alternativos para você não ficar preso ao Windows

Ao instalar o Windows, alguns programas básicos, como o Paint, WordPad, Windows Media Player, etc., também são instalados, pois fazem parte do pacote básico de aplicativo do sistema.

Apesar de serem fáceis de utilizar e rápidas, estas ferramentas possuem funcionalidades limitadas, muito diferente de alguns programas encontrados no mercado.

Pensando nisso, o Baixaki preparou uma seleção com diversos aplicativos que podem ser boas alternativas para que você não fique preso aos programas básicos do Windows.


Paint

The GimpThe Gimp

Um dos mais famosos e completos editores de imagens, The Gimp possui milhares de recursos, entre filtros e efeitos, além de scripts que permitem aumentar os efeitos, dando mais liberdade ao usuário. Para aqueles que procuram um editor completo, The Gimp é uma boa pedida.


Gravador de som

Audacity

AudacityAlém de gravador, Audacity também é um ótimo editor de áudio, considerado, dentre os gratuitos, um dos melhores. Possui diversos recursos e efeitos que podem ser aplicados a qualquer arquivo de áudio, mantendo sempre a qualidade das gravações.


Calculadora

Microsoft Calculator Plus

Microsoft Calculator PlusCriada pela própria Microsoft, esta calculadora possui um visual um pouco mais arrojado e elegante. Possui os três modelos: Padrão (Standard), Científica (Scientific) e para Conversões (Conversion). Atualiza constantemente valores monetários e taxas de câmbio do Banco Central da Europa nas conversões.


Internet Explorer

Mozilla Firefox

Mozilla FirefoxConcorrente direto do navegador da Microsoft, o Firefox é um dos aplicativos de maior sucesso. Sua popularidade dá-se principalmente pela segurança e pela possibilidade de navegação em abas, o que, na época de seu lançamento, era exclusividade. Os add-on também ajudaram a tornar este um dos navegadores mais queridos e utilizados pelos usuários.


WordPad

Atlantis Nova

Atlantis NovaProcessador de texto completo e portátil, que conta com todas as ferramentas necessárias para criar, editar e imprimir documentos. Embora com visual leve e limitado, possui as principais ferramentas contidas no famoso Microsoft Office, entre elas nserção de imagens e arquivos, numeração de páginas e muito mais.


MovieMaker

VirtualDub

VirtualDubEste aplicativo é muito simples de usar e tem uma velocidade estonteante. Com ele você pode cortar, redimensionar, rotacionar, inverter, converter para preto e branco, ajustar contraste, brilho, saturação, etc. em seus vídeos. Além disso, existem plug-ins que permite adicionar mais efeitos e configurações.


Windows Explorer

Xplorer2 Lite

Xplorer2 LiteEste aplicativo executa as mesmas tarefas do Windows Explorer, mas possui também algumas tarefas extras. Ele permite a navegação pelos arquivos através de seus detalhes, pré-visualização, execução de aplicativos associados e edição de seus conteúdos; criação de grupos de arquivos e muitas outras funções. Além disso, você pode também procurar por arquivos duplicados, comparar e sincronizar pastas.


Lente de aumento

ZoomIt

ZoomItEste é, na verdade, um conjunto com três aplicativos. Além de aumentar qualquer área de seu computador, utilizando a ferramenta de lupa, é possível também fazer marcações na tela com a ferramenta de desenho. Para os engraçadinhos, a terceira ferramenta trata-se de uma “bomba-relógio”, que serve apenas para assustar seus amigos.


Desfragmentador de Disco

Auslogics Disk Defrag

Auslogics Disk DefragExcelente programa para você manter a ordem em seu computador. Assim como o desfragmentador de disco padrão do Windows, o Auslogics não possui muitas opções de configuração, mas é muito eficiente em sua tarefa principal, organizar o disco através da desfragmentação. Simplicidade e eficiência resumem este aplicativo.


Windows Messenger

aMSN

aMSNPara quem não dispensa uma boa conversa na Internet, mas não gosta do visual ultrapassado do Windows Messenger (padrão do Windows), o aMSN é uma ótima alternativa. O aplicativo possui, além de todas as ferramentas padrões, a opção de abrir em uma mesma janela várias conversas, utilizando o sistema de abas. Além disso, a interface é bem mais agradável.


Windows Media Player

Winamp

AIMP ClassicA melhor alternativa para os usuários que têm problemas com o player de áudio do Windows é este poderoso aplicativo, o Winamp. O programa reproduz os arquivos com qualidade de som respeitável, seu sistema de busca é muito eficiente, além de possuir diversos plug-ins e skins para você personalizar e deixar o programa com a sua cara.


Catálogo de endereços

ART EasyNoter Lite

ART EasyNoter LiteAlém de ser um excelente catálogo de endereços, este aplicativo possui agenda, álbum de foto, diário, espaço para pequenas notas e agendador de tarefas. Sua interface é muito amigável e simples, e o software é extremamente funcional.



Outlook Express

Mozilla Thunderbird

Mozilla ThunderbirdDos mesmo criadores do Firefox, o Mozilla Thunderbird é uma ótima opção para os utilizadores de programas do gênero. Possuidor de um visual bastante simples, o aplicativo é também dono de avançados recursos para quem deseja enviar e receber e-mails diretamente de seu desktop. Além disso, possui a opção de marcadores de e-mail, ferramenta até então encontrada apenas no Gmail.


Bloco de Notas

TED Notepad

TED NotepadExtremamente leve e funcional, TED Notepad possui duas ferramentas raras de se encontrar em outros editores de texto. A primeira delas é o Case Inversion, muito útil quando a tecla Caps Lock do teclado é ativada sem que o usuário note. A segunda ferramenta permite realizar testes diretamente no Internet Explorer, muito útil para os programadores HTML.


Caso algum programa relacionado não agrade, você pode acessar as categorias de cada um deles que, com certeza, encontrará o aplicativo ideal para suas necessidades. Esperamos que tenham gostado da seleção.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.