Na próxima semana, a Samsung vai abrir as inscrições para o “Respostas para o Amanhã”, o primeiro concurso regional de Cidadania Corporativa – equivalente à responsabilidade social – para professores e estudantes de escolas públicas do Brasil. O Programa de cunho educativo tem como objetivo estimular o envolvimento da juventude na apresentação de soluções práticas aos problemas enfrentados no dia a dia, a partir do desafio: “Como a matemática e a ciência podem melhorar a sua comunidade?”.

“Com o ‘Respostas para o Amanhã’, nós da Samsung estamos desafiando o jovem brasileiro a pensar em soluções com aplicação de conhecimentos matemáticos, científicos e lógicos, que possam gerar mudanças positivas na sociedade nos campos educacionais, sociais, econômicos ou ambientais. Acreditamos que essa é uma nova forma de construir o conhecimento: escola, alunos e comunidade juntos por uma sociedade mais sustentável”, diz Helvio Kanamaru, gerente de Cidadania da Samsung para América Latina.

Estão aptos a participar do concurso estudantes do ensino fundamental e médio, com idades entre 11 e 17 anos, organizados em grupos e sob a tutela de um professor. Composto por quatro fases, o concurso distribuirá aproximadamente R$ 250 mil reais em prêmios aos projetos vencedores e tem encerramento previsto para 5 de dezembro de 2014. Entre os prêmios, destaca-se a implantação de uma Samsung School, estrutura de sala interativa com produtos de última geração, nas escolas das equipes vitoriosas. O objetivo do Prêmio não é financiar projetos, mas valorizar a apropriação dos conteúdos didáticos de forma construtiva em prol das comunidades. As inscrições devem ser realizadas no site do concurso.

Os objetivos deste concurso

O objetivo do concurso ‘Respostas para o Amanhã’ é valorizar práticas educativas que dialoguem com os interesses dos jovens e que, ao mesmo tempo, promovam uma reflexão sobre os desafios para uma sociedade mais sustentável. “Convidamos professores do Ensino Médio das escolas públicas, junto com seus alunos a assumirem o protagonismo na construção de suas comunidades, ao apresentarem seus projetos de Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias com potencial de transformar o mundo a sua volta”, diz Helvio Kanamaru.

De acordo com a empresa, essa oportunidade para o engajamento dos jovens na geração de contribuições positivas para a comunidade integra a plataforma que eles chamam de Cidadania Corporativa da Samsung. Nesse contexto, a Companhia desempenha seu conjunto integrado de projetos e campanhas sociais, baseados em quatro pilares: Educação, Saúde, Empregabilidade e Comunidade, e Meio Ambiente.

Outros projetos dedicados à educação

Além do concurso Respostas para o Amanhã, a Samsung também possui mais dois projetos ligados à aprendizagem, o Samsung Smart School e o Tech Institutes.

No primeiro, o objetivo é proporcionar às crianças oportunidades de ensino por meio do acesso à tecnologia, para tanto, a Companhia é responsável pela infraestrutura, doação de dispositivos eletrônicos, como tablets, quadros-negros eletrônicos com conexão de internet, além de também estar envolvida em programas de longo prazo, que incluem a formação de educadores.

Já no programa Tech Institute, a Samsung oferece capacitação profissional e apoio vocacional para estudantes e jovens técnicos, favorecendo a qualificação da mão-de-obra local. “Investimos em educação, pois a consideramos como um pré-requisito que permite que as nações atinjam seus potenciais criando sociedades sustentáveis e bem estruturadas, nas quais as pessoas consigam prosperar”, conclui Kanamaru.

Etapas do concurso regional

Podem se inscrever no “Respostas para o Amanhã” professores da rede pública – municipal, estadual e federal – que lecionem as disciplinas do Ensino Médio das áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas tecnologias, isto é, de Biologia, Física, Química ou Matemática.

Devem ser inscritas práticas educativas realizadas durante o ano letivo de 2014. Cada professor poderá realizar mais de uma inscrição, podendo uma mesma escola participar com mais de um professor inscrito, desde que com salas diferentes. Cada inscrição corresponde a uma prática educativa desenvolvida numa determinada sala de aula, que poderá participar uma única vez e com limite de 50 alunos por sala.

O concurso é composto por quatro fases, sendo:

Fase 1: Cadastro do professor no site:

Para se cadastrar no concurso o Professor deverá entrar no site do projeto e preencher todos os seus dados.

Fase 2: Inscrição da Prática Educativa.

Após a confirmação do cadastro, o professor deverá inscrever o plano de ação da prática educativa. Prazo de inscrição: até 14 de setembro de 2014.

No período de 15 de setembro a 15 de outubro, a comissão julgadora, constituída por especialistas de educação, entre eles a UNESCO, parceira global da Samsung em Cidadania e a Reduca (Rede Latino-americana de Organizações da Sociedade Civil pela Educação) selecionará os 20 melhores trabalhos, finalistas em âmbito nacional, considerando a representatividade das regiões: Norte, Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

Esses grupos serão contemplados com um kit de edição (composto por notebook, câmera e software de edição) para produzirem um vídeo de seus projetos.

Fase 3: Produção de vídeos das 20 práticas finalistas

Os pré-selecionados deverão produzir um vídeo de até 3 minutos sobre o projeto.

A Comissão Julgadora avaliará as 20 práticas finalistas e indicará as cinco vencedoras nacionais. Cada uma das cinco práticas vencedoras nacionais receberá a visita de um profissional da Comissão Técnica, para ratificar a indicação da Comissão Julgadora.

Fase 4: Seleção da Grande Vencedora e da Vencedora pelo voto popular

A Comissão Julgadora escolherá a Grande Vencedora dentre as cinco práticas educativas vencedoras nacionais.

Os vídeos das 5 práticas vencedoras nacionais serão postados no site do programa para votação popular, entre os dias 24 de novembro e 5 de dezembro. O vídeo mais votado receberá o destaque como “Prática Educativa Vencedora pelo Júri Popular”.

Em dezembro, a Samsung anunciará os projetos vencedores em uma cerimônia que contará com uma programação especial em prol da educação. “Temos o objetivo de encerrar esta primeira edição do programa na América Latina de forma significativa e diferenciada. Para tanto, queremos proporcionar um diálogo honesto e direto entre os estudantes e os líderes na área de educação, como professores, acadêmicos, representantes de instituições, entre outros”, completa Helvio Kanamaru.

Cupons de desconto TecMundo: