Dicas do ENEM 2016! Onde conferir ensalamento, horários e muito mais

6 min de leitura
Imagem de: Dicas do ENEM 2016! Onde conferir ensalamento, horários e muito mais

Para boa parte dos estudantes brasileiros, está chegando o grande dia do Exame Nacional do Ensino Médio 2016. Mais de 9 milhões de jovens se registraram para avaliar seus conhecimentos e tentar garantir boas vagas nas universidades para o próximo ano.

Com exceção dos candidatos que tiveram as provas suspensas por conta das ocupações de escolas públicas, as provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro (nestes sábado e domingo).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O conhecimento já está na sua cabeça! Tudo o que você precisa saber para arrasar nas provas já foi absorvido! Agora, só resta relaxar e se concentrar para os momentos em que as grandes provas vão acontecer.

E para ajudar vocês a ficarem com tudo pronto, trouxemos várias dicas que podem ser bem interessantes para os candidatos que estão mais ansiosos. Ainda não sabe onde vai ser sua prova? Está preocupado em como chegar no local? Fique tranquilo, porque temos soluções para tudo isso.

Importante: os portões do ENEM fecham às 13:00 (horário de Brasília). Se seu estado não segue o horário oficial de Brasília (com horário de verão), fique atento a essa alteração.

Estados: horário de abertura / horário de fechamento dos portões

  • DF, ES, GO, MG, PR, RJ, RS, SC, SP e TO: 12:00 / 13:00
  • AL, AP, BA, CE, MA, MS, MT, PA, PA, PE, PI, RN e SE: 11:00 / 12:00
  • AM: 10:00 / 11:00
  • AC: 09:00 / 10:00

Como descobrir onde vai ser sua prova?

Caso você ainda não tenha recebido a confirmação de onde vai ser a realização de sua prova neste final de semana, é bom conferir o site oficial do INEP para descobrir. Todo o processo é muito simples e você só precisa clicar no link logo abaixo para ir direto até a página do sistema.

Clique aqui para acessar a página do Participante

No site, você terá que fazer seu login para a Página do Participante e é lá que estão todas as informações que você vai precisar. Caso não lembre de sua senha, você vai poder recuperar o acesso rapidamente após inserir algumas informações que confirmem a sua identidade. Entre as informações do cartão estão:

  • Número de inscrição;
  • Data e horário do Exame;
  • Local de realização das provas;
  • Indicação do(s) atendimento(s) (se for o caso);
  • Opção de língua estrangeira;
  • Solicitação de certificação (se for o caso)

Vale lembrar que tudo isso também pode ser acessado pelos aplicativos oficiais do ENEM, criados para os principais sistemas operacionais móveis em atividade no Brasil. O processo é o mesmo e as informações demonstradas também. Confira abaixo os links para download destes apps:

Como chegar no local de prova

Depois de saber onde vai ser a sua prova, é bem importante estudar qual vai ser o trajeto até lá. Se você planeja ir de carro, é vital ficar atento às condições do trânsito, pois em dias de ENEM é bem comum que as ruas próximas aos locais de prova fiquem com o fluxo bem intenso.

Calma! Isso não é o ENEM, é só a volta de um feriado na China

Por isso, há alguns apps que podem ajudar bastante na criação dos percursos. O Waze, por exemplo, pode ser usado para auxiliar na criação de um caminho a ser percorrido por quem pretende chegar cedo nas provas. O app também permite que você tenha acesso às informações de trânsito para saber onde há pontos de congestionamento.

Lembrando que é altamente recomendado sair com um bom período de antecedência, uma vez que os portões fecham invariavelmente às 13:00 (horário de Brasília). Dessa forma , você pode garantir a chegada no horário certo, mesmo que haja algum imprevisto no tráfego dos carros.

Caso prefira um aplicativo mais sóbrio, o Google Maps também pode ser uma grande pedida nesses casos. O que importa mesmo é saber como estão as condições do trânsito para estar lá no horário certo. E não custa nada lembrar novamente: é melhor chegar cedo do que chegar atrasado.

Para quem vai de ônibus

É claro que os ônibus também são muito usados nos dias de ENEM. Muitas cidades reforçam suas frotas de ônibus nesses dias para auxiliar os candidatos do ENEM a chegarem em seus locais de provas. Recomendamos que você busque pelo site oficial das companhias de transporte público da sua cidade para conferir possíveis alterações nos horários e não ter problemas no caminho.

Ah... É bem importante lembrar que geralmente os horários de sábado são diferentes dos horários de domingo. Por isso, fique atento também a isso na hora de conferir a agenda dos ônibus que precisa utilizar.

Para quem vai de táxi ou Uber

Chegar até seu local de prova via táxi ou Uber também pode ser uma solução interessante, mas neste caso é bom estar preparado para sair bem cedo de casa. Com a alta demanda, os táxis podem ser bem difíceis de serem conseguidos e é recomendado que você não deixe a chamada para última hora.

Se preferir o Uber, a conversa também pode ser complicada. Por causa do fluxo de trânsito e do alto volume de pedidos, são bem grandes as chances de que vejamos os multiplicadores do sistema trabalhando forte — fazendo os preços dinâmicos ficarem mais altos do que seriam normalmente.

Tanto nos táxis quanto no Uber, é bom também estar preparado para possíveis instabilidades nos sistemas, uma vez que a demanda maior pode gerar sobrecarga nos servidores das companhias.

Documentos e materiais

Para realizar as provas, é preciso levar apenas uma caneta preta e um documento de identificação oficial com foto, mas também é recomendado levar lápis para rascunhos, canetas reserva e cartão de confirmação. Confira abaixo quais são os documentos válidos para a identificação dos candidatos no ENEM 2016:

  • Cédulas de identidade (RG), emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
  • Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que, por lei, tenham validade como documento de identidade;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
  • Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006;
  • Em caso de perda, extravio, furto ou roubo de documento de identificação, o Participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do Exame.

O que NÃO fazer nos dias das provas?

Além das dicas que já demos anteriormente — não sair em cima da hora, não esquecer documentos, não beber bebidas alcoólicas ou usar drogas, não esquecer dos materiais obrigatórios, tentar ver o percurso anteriormente —, também é bem importante lembrar de algumas regras.

Nos dias das provas, não use o seu celular dentro da sala de exames após a ordem dos fiscais do exame. Mais do que isso, em hipótese nenhuma tire fotos dentro dos locais de exames ou das provas. Ser pego fazendo isso pode fazer você ser expulso do local e todo o estudo dos últimos anos estará sendo desperdiçado.

Ainda quero estudar um pouco mais?

Para quem quer estudar um pouco mais e fazer alguns simulados para saber como estão so conhecimentos, há alguns aplicativos bem legais e que podem ajudar bastante nessa hora e também outros para simulados. Confira abaixo alguns dos principais e saiba se você já está pronto para garantir sua vaga nas universidades.

.......

Agora que você já sabe tudo sobre o ENEM... Está pronto para arrasar neste final de semana?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.