Todo mundo sabe que a internet é uma ferramenta poderosa no setor educacional – ela é importante sobretudo para quem pretende prestar vestibular ou se candidatar no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Porém, não são todos os indivíduos que sabem utilizá-la da forma correta para turbinar seus estudos. Na web, temos uma série de distrações que podem atrapalhar a rotina.

Pensando nisso, Eduardo Valladares, diretor pedagógico do Descomplica (plataforma de estudo que reúne conteúdos educacionais online para todos que precisam se preparar para o ENEM), separou cinco dicas importantes para quem quer usar a internet da forma mais produtiva possível na hora de aprender qualquer matéria e ficar afiado para aquela prova desafiadora. Confira as observações do especialista.

1) Organização e comprometimento

O estudante precisa se comprometer a estudar um número pré-determinado de horas e se organizar para que outras tarefas online não interfiram na sua rotina de estudos. “O fato de o aluno se comprometer a estudar 'X' horas o leva a desfrutar de outros momentos de lazer na internet”, explica o especialista.

Saiba como usar a internet da forma correta para estudar

2) Plano de estudo

Não basta simplesmente abrir a primeira apostila digital que encontrar e ler várias páginas desenfreadamente. É necessário criar um plano de estudos e segui-lo rigidamente. “O aluno deve criar seu método – descobrir qual é a melhor forma de estudar, começando a partir de qual matéria etc. Faça exercícios, pois eles são muito mais importantes do que somente ler resumos e fórmulas”, afirma Valladares.

3) Uma coisa de cada vez

“Trabalhamos com a questão do relaxamento profundo. E é preciso ser essencialista, saber se entregar a determinada tarefa de verdade. Se for estudar, desligue-se de todas as outras distrações, faça treinamento intenso”, recomenda o diretor. “Desligue celular, desative as notificações, saia das redes sociais e assim por diante”.

É preciso muita disciplina para não se distrair na web enquanto estuda

4) Estudar não é assistir

Acha que estudar pela web é algo que se limita a simplesmente assistir a vídeos sem parar? Hora de mudar esse conceito. “Assistir a uma aula é aprender algo novo, pode ser entretenimento. Já estudar de verdade é entender, é trabalhoso e árduo. Por isso, é imprescindível que o aluno aprenda a anotar, escrever, rabiscar, mas tudo com suas próprias palavras”, explica Eduardo.

5) Lista de tarefas

“O aluno deve criar uma lista de tarefas para a semana, abrangendo as atividades prioritárias, quais devem ser seguidas e em quais horários”, recomenda. “É importante ter conhecimento de como selecionar as matérias a cada dia, de acordo com uma ordem, sequência, um processo de estudos. Verifique em quais pontos pode crescer e como diminuir os erros. Destine um tempo na semana só para realização de exercícios”, finaliza Valladares.

Você acha que a internet é uma ferramenta importante para os estudos? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: