Melhores programas e jogos para Windows: 27/05/14

9 min de leitura
Imagem de: Melhores programas e jogos para Windows: 27/05/14

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O quadro de melhores programas e jogos para o Windows desta semana está cheio de sucessos! Para quem gosta de games de ação, por exemplo, essa seleção traz um spin-off de Assassin's Creed, um game de tiro em primeira pessoa e vários desafios de MMORPG.

Na lista de programas, você pode trazer de volta uma versão do Menu Iniciar — ainda melhor do que a original! —, treinar para ser um ótimo DJ com uma ferramenta gratuita para iniciantes e muito mais! Confira a seguir a lista completa dos programas e jogos para Windows que fizeram mais sucesso e se destacaram no Baixaki nesta semana!

PROGRAMAS

Start Menu Reviver 2

Quem usa o Windows 8, mas tem saudades do Menu Iniciar da versão anterior do sistema operacional, pode usar o programa Start Menu Reviver para trazer de volta esse recurso tão importante. Ele ganhou uma atualização recentemente e traz um visual interessante tanto para quem usa um computador quanto para tablets.

É possível personalizar este novo menu usando tiles, parecidos com os da tela inicial do Windows Phone, e deixar a ferramenta totalmente adaptada com os atalhos que você mais usa no dia a dia. Ele traz as tradicionais pastas com todos os apps e permite navegar por eles como era feito no Menu Iniciar antigo — a única diferença é o visual mais moderno.

O Start Menu Reviver é, segundo os seus desenvolvedores, o único software da sua categoria realmente compatível com dispositivos que possuem tela sensível ao toque. Dessa forma, ele é o aplicativo mais preparado para promover uma experiência de uso amigável e satisfatória nesse tipo de equipamento eletrônico.

Fotor for Desktop

O Fotor é um dos melhores editores de imagem gratuitos que utilizam filtros para tratar as fotografias. Essa versão da ferramenta pode ser usada no desktop e ganhou uma atualização com mais filtros novos e outros recursos importantes para quem quer deixar as imagens com um novo visual e muito mais bonitas.

Por exemplo, agora é possível editar fotografias em lotes. Isto é, se você tem várias imagens parecidas, que precisam dos mesmos ajustes, pode fazer isso de uma vez só para todas elas. Outras mudanças recentes incluem a adição de informações EXIF quando você compartilha fotos no Flickr e ajustes na interface.

PDF Eraser

Arquivos PDF são muito úteis para salvar textos e outros conteúdos de uma forma mais organizada do que os documentos do Word. O problema é que, por melhor que ele seja para a leitura, editar esse tipo de arquivo não é tão simples. O PDF Eraser, no entanto, é uma ferramenta que permite pelo menos apagar definitivamente trechos do texto.

É possível selecionar partes do texto para apagar, cortar fora páginas que você não quer ter no arquivo final e até adicionar imagens e caixas de texto em qualquer lugar do documento. Para quem busca uma maneira simples de editar um arquivo PDF, os recursos deste programa (mesmo que totalmente em inglês) podem ser extremamente úteis e fáceis de usar.

Synergy

Você já precisou usar vários computadores próximos uns dos outros e acabou confundindo qual mouse e teclado estava usando? Para quem trabalha com mais do que uma máquina ao mesmo tempo, por exemplo, esse pode ser um grande problema. Com o Synergy, no entanto, essa confusão pode estar com os dias contados.

Ele permite o uso de um mesmo conjunto de mouse e teclado para vários computadores ao mesmo tempo, gerenciando através de atalhos qual máquina está em uso naquele momento. É preciso uns dias de adaptação para que você consiga lembrar-se de mudar o computador usado, mas depois ele pode tornar tudo mais fácil com apenas um teclado e mouse para você usar em qualquer lugar.

Com este programa, você também pode juntar dois ou mais monitores que utilizem máquinas diferentes e usá-los como se fossem um computador só. Isso é feito de Windows para Windows e também com sistemas diferentes, como um Mac e um Windows. O Syngergy está disponível também para o Linux e pode ligar, inclusive, os três sistemas em um só ambiente de trabalho.

JOGOS

DayBreak

O game DayBreak é um joguinho no estilo MMORPG que se passa em um universo medieval fantástico, tendo como pano de fundo o reino de Loya, que foi invadido por milhares de espíritos das trevas e precisa ser salvo. Entre neste mundo de aventuras e treine o seu personagem para as batalhas mais épicas e difíceis.

O mundo de DayBreak possui ambientes abertos que podem ser explorados por qualquer um dos personagens, porém antes de iniciar suas explorações é preciso realizar algumas missões. Logo ao iniciar o game, você deve conversar com diversos personagens para prosseguir no enredo do jogo e ganhar mais pontos, antes de entrar nas batalhas.

Quanto melhor for o jogador, melhores serão suas recompensas. Em outras palavras, as esquivas e os acertos dos personagens não ocorrem com base em cálculos, porém conforme forem suas técnicas com o próprio mouse. O jogo possui diversos eventos diários que prometem agitar o mundo de Loya constantemente. DayBreak também possui um modo de tiro, zumbi e outro que traz simulações de futebol para tornar o título mais dinâmico.

Ascend: Hand of Kul

Ascend: Hand of Kul é um jogo de MMORPG gratuito. Nele, você será transportado para o mundo de Ascend e participará de batalhas para decidir o destino do universo. No game, três forças brigam pelo domínio do poder, mas apenas uma sairá vencedora. Originalmente, o título foi lançado exclusivamente para o Xbox 360, mas agora você pode experimentá-lo diretamente em seu computador.

Primeiramente, é importante ressaltar que, para baixar o game, é necessária uma conta no Steam e um login válido — mesmo que ele seja gratuito, é preciso entrar com os seus dados para conseguir baixá-lo. Apesar de estar incluso no gênero RPG, muito da jogabilidade do game lembra os títulos de hack and slash.

O jogo possui um sistema de criação de personagens bastante diversificado. Você pode escolher quais itens, poderes e roupas seu herói vai usar, visando assim diferenciá-lo dos demais. No quesito de armas, é possível selecionar entre uma vasta variedade de espadas, machados e clavas. Além disso, diversos baús espalhados pelo cenário fornecem novos equipamentos e armas que podem ser utilizados.

Legend of Silkroad

O último jogo para o desktop dessa semana é Legend of Silkroad, um MMORPG que conta a história de três grandes reinos pela supremacia da Silk Road. Neste título, Pérsia, Roma e China estão em guerra constante pelas rotas de troca e de transmissão de conhecimentos, tentando demonstrar quem vai dominar o local.

Este é um jogo para quem está acostumado a se divertir com RPGs, já que ele traz controles bem avançados e diversos. O game conta com vários tipos de ações, disponíveis por meio de atalhos de teclado e, em alguns casos, também na forma de botões na tela. A movimentação pode ser feita pelo mouse ou pelo teclado e os ataques básicos são executados com o mouse.

Para jogar é necessário criar uma conta individual — faça isso na página do desenvolvedor, clicando aqui. O jogo está no início da sua fase Open Beta e, por isso, ele ainda pode conter erros e bugs que serão corrigidos ao longo do processo de desenvolvimento até a sua fase final.

JOGOS ONLINE

Assassin’s Creed: Pirates

Se você gosta dessa franquia de games, vai curtir essa parceria da Ubisoft com o Internet Explorer: uma versão Demo do spin-off de Assassin’s Creed pode ser jogada no navegador. Apesar de menor, por se tratar de uma demonstração, o gameplay do jogo é baseado na jogabilidade do próprio app, sendo que pouquíssimas alterações foram realizadas.

Para jogá-lo, não é necessário rodar o game obrigatoriamente no Internet Explorer, já que outros navegadores dão conta do título, desde que estejam devidamente atualizados. Contudo, vale ressaltar que Assassin's Creed Pirates não possui suporte ao português brasileiro, mas sim para cinco outros idiomas (inglês, espanhol, alemão, francês e italiano).

O objetivo do jogo é um só: navegar pelas águas do Mar do Caribe o mais rápido que você puder, desviando de obstáculos e bombas pelo caminho. Para saber o seu trajeto, você deve se guiar pelos círculos de luz azul, sendo que todos devem ser tocados para que o caminho seja completado – o último dos círculos é alaranjado. A graça do game online consiste em realizar esse percurso em menos tempo, já que após terminar o estágio um placar com o seu tempo é compartilhado.

Super Hot

Este é um game de tiro que tem uma pegada bem diferente da que você deve estar acostumado. Neste passatempo, que é totalmente online, você controla o fluxo de tempo com os movimentos e precisa se deslocar por um ambiente abstrato enquanto atinge os inimigos e permanece com vida.

O game lembra bastante os efeitos especiais de Matrix, já que você pode parar tudo ao seu redor e calcular a melhor rota de fuga antes que os projéteis atinjam o personagem principal. O visual é em primeira pessoa e a ação é presenciada como se você estivesse no ambiente, já que as animações e os cenários são muito bem feitos.

Seu objetivo é acabar com todos os atiradores que aparecem na tela e ficar o máximo de tempo possível vivo no jogo. Instruções sobre os próximos passos aparecem na tela e, seguindo o que o jogo demanda, você vai passando de nível. No fim, você pode compartilhar seus resultados nas redes sociais.

DDTank 2

Para fechar os games online dessa seleção, você pode testar o DDTank 2, um joguinho de estratégia e guerra baseado em turnos. A ideia aqui é usar os armamentos disponíveis para explodir os oponentes que surgem em seu caminho, incluindo outros jogadores reais espalhados pelo mundo.

A série é inspirada no clássico Gunbound e tem uma dinâmica de jogo muito parecida com a do aclamado Worms — jogos que surgiram entre a década de 1990 e o começo dos anos 2000, mas que continuam fazendo muito sucesso até hoje. Como um bom game online, ele é simples, mas muito divertido.

Em DDtank 2, as lutas estão ainda mais equilibradas e disputadas do que no primeiro título da franquia, exigindo que você mostre a sua inteligência tática e boa mira para conseguir detonar todos os inimigos que aparecerem pela sua frente. E aí, vai encarar?

WINDOWS 8

Positivo DJ

Se você já sonhou em ser um DJ, porém quer uma ferramenta fácil e gratuita para começar a aprender as técnicas dessa arte, pode usar este aplicativo da Positivo Informática para criar listas de MP3, mixar as faixas e montar sets inteiros. Ele traz um visual que lembra uma mesa de DJ e é bastante interessante para ser usado em tablets com Windows 8 ou notebooks com tela sensível ao toque.

Ainda que seja um software simples, o Positivo DJ permite que você faça algumas mixagens básicas usando suas músicas em MP3. É possível, por exemplo, adicionar uma série de batidas prontas (clique nos números de 1 a 4, na região central da tela) e alterar a velocidade das canções, além de usar quatro efeitos sonoros diferentes e um mixer virtual para alternar entre as melodias que estão sendo tocadas nos dois decks.

Malévola Free Fall

Se você gosta de filmes da Disney, sabe que um novo título — dessa vez focado em uma vilã — está sendo lançado. Trata-se de “Malévola”, um filme que conta a história de uma rainha má, vivida por Angelina Jolie nas telas. Este game para Windows 8 é uma ótima alternativa de passatempo para que você entre em contato com o universo do filme e divirta-se ao mesmo tempo.

Este é um jogo clássico de combinar pedras e cores, sendo preciso trocar pecinhas adjacentes de lugar para formar grupos com no mínimo três elementos iguais. Porém, caso você consiga reunir mais deles em uma única jogada, cria itens especiais, capazes de eliminar várias peças do cenário quando utilizados.

Você deve fazer com que todo o fundo da tela seja coberto por ladrilhos brilhantes, que são colocados à medida que você combina os itens. Quanto mais combinações você fizer, mais pontos pode receber na fase. Porém, como os níveis são armazenados de maneira independente, se você ficar insatisfeito com o seu score, pode refazer qualquer um deles.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.