Logo TecMundo
Software

'Pirataria': Netflix quer processar dona do TikTok por IA que gera vídeos realistas

A Netflix deu à gigante chinesa prazo de três dias para implementar mudanças na IA Seedance 2.0, que também recebeu críticas dos estúdios de Hollywood.

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

schedule18/02/2026, às 14:45

updateAtualizado em 18/02/2026, às 15:22

Acusando a ByteDance de pirataria, a Netflix ameaçou processar a gigante chinesa por violação de direitos autorais relacionada ao Seedance 2.0, IA geradora de vídeos realistas lançada recentemente. Disney, Paramount e Warner Bros seguiram caminho semelhante.

Em notificação extrajudicial enviada à dona do TikTok na última terça-feira (17), o streaming exigiu a remoção de conteúdos protegidos dos dados de treinamento da inteligência artificial, além de medidas para evitar novas violações. Um prazo de três dias foi dado à ByteDance para responder.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

"Motor de pirataria de alta velocidade"

No texto encaminhado à empresa sediada na China, a gigante do streaming classificou a nova versão da IA para vídeos como um "motor de pirataria de alta velocidade", capaz de criar obras derivadas não autorizadas massivamente. Ela citou quatro exemplos de conteúdos supostamente violados.

  • Bridgerton é uma das séries que o Seedance 2.0 teria usado como referência, com o documento mencionando o uso da hashtag #Bridgerton para promover os vídeos;
  • Conteúdos inspirados no episódio final de Stranger Things também foram gerados com a ferramenta, segundo a carta, reproduzindo o elenco e monstros do programa;
  • Já de Guerreiras do K-Pop, a IA teria sido usada para reproduzir o estilo visual e o design de personagens como Rumi;
  • Outro exemplo de seriado supostamente violado é Round 6, utilizado na produção de crossovers não autorizados com a introdução de pessoas reais como Elon Musk no ambiente da trama.
pagina-inicial-do-site-do-modelo-de-ia-seedance-2-0
O Seedance 2.0 foi lançado com grandes avanços na geração de vídeos por IA. (Imagem: Seedance/Reprodução)

"A Netflix não ficará de braços cruzados enquanto a ByteDance trata nossa valiosa propriedade intelectual como mero material gratuito de domínio público", diz o texto assinado pela chefe do departamento jurídico do streaming, Mindy LeMoyne.

Como forma de evitar litígios imediatos, a Netflix exigiu a implementação de medidas para evitar a geração de conteúdos semelhantes aos materiais protegidos. A remoção dos vídeos criados, a identificação de todas as infrações e a revogação do acesso de terceiros foram outras solicitações.

Seedance 2.0 terá mudanças

Antes mesmo da ameaça de processo da Netflix, a ByteDance anunciou alterações na ferramenta que gera vídeos. Na segunda-feira (16), a big tech revelou medidas adicionais de segurança para impedir usos não autorizados de direitos autorais e imagens de atores.

Essas mudanças surgiram em resposta às críticas dos estúdios de Hollywood depois que clipes gerados artificialmente viralizaram nas redes sociais, como um incluindo os atores Brad Pitt e Tom Cruise. A empresa, no entanto, não disse quando elas entrarão em vigor.

Concorrente da Netflix na compra da Warner Bros, a Paramount manifestou preocupações semelhantes, assim como a própria Warner e a Disney. O Seedance 2.0 é considerado um grande avanço na geração de vídeos por IA de alta qualidade.

Gostou do conteúdo? Saiba mais sobre as capacidades da nova IA para vídeos nesta matéria do TecMundo.

star

Continue por aqui