Acusando a ByteDance de pirataria, a Netflix ameaçou processar a gigante chinesa por violação de direitos autorais relacionada ao Seedance 2.0, IA geradora de vídeos realistas lançada recentemente. Disney, Paramount e Warner Bros seguiram caminho semelhante.
Em notificação extrajudicial enviada à dona do TikTok na última terça-feira (17), o streaming exigiu a remoção de conteúdos protegidos dos dados de treinamento da inteligência artificial, além de medidas para evitar novas violações. Um prazo de três dias foi dado à ByteDance para responder.
Nossos vídeos em destaque
"Motor de pirataria de alta velocidade"
No texto encaminhado à empresa sediada na China, a gigante do streaming classificou a nova versão da IA para vídeos como um "motor de pirataria de alta velocidade", capaz de criar obras derivadas não autorizadas massivamente. Ela citou quatro exemplos de conteúdos supostamente violados.
- Bridgerton é uma das séries que o Seedance 2.0 teria usado como referência, com o documento mencionando o uso da hashtag #Bridgerton para promover os vídeos;
- Conteúdos inspirados no episódio final de Stranger Things também foram gerados com a ferramenta, segundo a carta, reproduzindo o elenco e monstros do programa;
- Já de Guerreiras do K-Pop, a IA teria sido usada para reproduzir o estilo visual e o design de personagens como Rumi;
- Outro exemplo de seriado supostamente violado é Round 6, utilizado na produção de crossovers não autorizados com a introdução de pessoas reais como Elon Musk no ambiente da trama.
)
"A Netflix não ficará de braços cruzados enquanto a ByteDance trata nossa valiosa propriedade intelectual como mero material gratuito de domínio público", diz o texto assinado pela chefe do departamento jurídico do streaming, Mindy LeMoyne.
Como forma de evitar litígios imediatos, a Netflix exigiu a implementação de medidas para evitar a geração de conteúdos semelhantes aos materiais protegidos. A remoção dos vídeos criados, a identificação de todas as infrações e a revogação do acesso de terceiros foram outras solicitações.
Seedance 2.0 terá mudanças
Antes mesmo da ameaça de processo da Netflix, a ByteDance anunciou alterações na ferramenta que gera vídeos. Na segunda-feira (16), a big tech revelou medidas adicionais de segurança para impedir usos não autorizados de direitos autorais e imagens de atores.
Essas mudanças surgiram em resposta às críticas dos estúdios de Hollywood depois que clipes gerados artificialmente viralizaram nas redes sociais, como um incluindo os atores Brad Pitt e Tom Cruise. A empresa, no entanto, não disse quando elas entrarão em vigor.
Concorrente da Netflix na compra da Warner Bros, a Paramount manifestou preocupações semelhantes, assim como a própria Warner e a Disney. O Seedance 2.0 é considerado um grande avanço na geração de vídeos por IA de alta qualidade.
Gostou do conteúdo? Saiba mais sobre as capacidades da nova IA para vídeos nesta matéria do TecMundo.
)
)
)
)
)
)
)