Samsung pode perder exclusividade de processador mais potente da Qualcomm

1 min de leitura
Imagem de: Samsung pode perder exclusividade de processador mais potente da Qualcomm
Imagem: Samsung/Reprodução

Em fevereiro deste ano, a linha Samsung Galaxy S23 estreou com o processador apelidado de Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy. Entretanto, a variante aprimorada do chip topo de linha da Qualcomm pode deixar de ser uma exclusividade da marca sul-coreana.

O informante Digital Chat Station afirmou que a plataforma estará disponível em dispositivos de marcas chinesas em breve. Com isso, o "monopólio da Samsung” deve acabar no 2º semestre de 2023.

Publicação do informante Digital Chat Station na rede social Weibo.Publicação do informante Digital Chat Station na rede social Weibo.Fonte:  Weibo/Reprodução 

Embora a Qualcomm não tenha confirmado, o Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy pode mudar o nome para Snapdragon 8+ Gen 2. Vale citar que a marca costuma lançar uma versão atualizada dos chipsets premium com o título “Plus” no início do 2º semestre do ano.

Rumores indicam que OnePlus, Xiaomi e Asus podem estar desenvolvendo dispositivos com a suposta plataforma. Por exemplo, é possível que as séries OnePlus T, Xiaomi T e ROG Phone sejam lançadas com o processador mais rápido na segunda metade de 2023.

Vale dizer que a Samsung planeja voltar a usar os chips proprietários Exynos. Dessa maneira, a linha Galaxy S24 pode ser lançada com o suposto Exynos 2400 na Ásia e na Europa e adotar o Snapdragon 8 Gen 3 na América do Norte e outros mercados selecionados.

Quais as diferenças do Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy?

Variante "For Galaxy" é 5% mais rápida que o Snapdragon 8 Gen 2 padrão.Variante "For Galaxy" é 5% mais rápida que o Snapdragon 8 Gen 2 padrão.Fonte:  Samsung/Reprodução 

O Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy é uma variante com aprimoramento de CPU e GPU do Snapdragon 8 Gen 2 padrão. Com um ganho de 5% de desempenho, a CPU do modelo especial atua com velocidade de clock de 3,36 GHz em vez de 3,2 GHz.

Comparado com a geração anterior, a plataforma não traz uma grande atualização de performance. Por exemplo, o Snapdragon 8+ Gen 1 teve um aumento de 10% da velocidade de CPU e GPU comparado com o Snapdragon 8 Gen 1 padrão.

Contudo, especialistas sugerem que essa mudança e a melhoria de até 30% em eficiência energética se deve a transferência da fabricação da Samsung para TSMC. Por esse motivo, o Snapdragon 8 Gen 2 e a variante aprimorada foram fabricados pela taiwanesa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.