Snapdragon 8 Gen 3 pode ter nova arquitetura com núcleo de 3,7 GHz

1 min de leitura
Imagem de: Snapdragon 8 Gen 3 pode ter nova arquitetura com núcleo de 3,7 GHz
Imagem: Reprodução

A Qualcomm se tornou uma marca conhecida pelos processadores para celulares Android com amplo desempenho e eficiência. Então, novos rumores indicam que o chipset premium Snapdragon 8 Gen 3 irá manter essa tradição.

Conforme o informante Digital Chat Station, o novo chip terá uma nova arquitetura de CPUs: 1+5+2. Assim, a plataforma pode contar com um “super núcleo”, cinco núcleos de desempenho e dois núcleos para eficiência.

Snapdragon 8 Gen 3 deve superar com folga o antecessor Snapdragon 8 Gen 2.Snapdragon 8 Gen 3 deve superar com folga o antecessor Snapdragon 8 Gen 2.Fonte:  Qualcomm/Divulgação 

Com o número de série SM8650, o Snapdragon 8 Gen 3 deve trazer um núcleo principal Cortex-X4 mais avançado e GPU Adreno 750. Com maior velocidade de clock, a "super CPU" da plataforma poderia atuar com frequência de até 3,7 GHz.

Para um comparativo, o Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy, versão exclusiva para a linha Samsung Galaxy S23, tem velocidade de clock de até 3,36 GHz. Um desempenho bem superior aos 3,2 GHz do processador padrão revelado em novembro de 2022.

Segundo o rumor, a taiwanesa TSMC deve continuar responsável pela produção dos chipsets premium da Qualcomm. Assim, o modelo deve usar o processo de fabricação com nó N4P, tecnologia de 4 nm com um leve aumento de eficiência.

A empresa teria decidido não seguir com a litografia de 3 nm devido ao ciclo de produção. O N4P estaria dando ótimos resultados e, por ser mais amigável que o N3, a produção em massa pode ser iniciada após a Qualcomm concluir os testes do novo chip.

Snapdragon 8 Gen 3 pode ser revelado no último trimestre de 2023.Snapdragon 8 Gen 3 pode ser revelado no último trimestre de 2023.Fonte:  MyDrivers/Reprodução 

Estreia do Snapdragon 8 Gen 3

Caso siga o calendário dos anos anteriores, a Qualcomm deve anunciar oficialmente o Snapdragon 8 Gen 3 no último trimestre de 2023. Já os primeiros aparelhos com o chipset podem chegar ao mercado ainda este ano.

Rumores indicam que as chinesas Xiaomi e OnePlus devem ser as primeiras marcas a lançar telefones Android com o novo chipset. Bem como, a plataforma poderá equipar os futuros Samsung Galaxy S24.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.