Galaxy S24 pode ter retorno dos chips Exynos, sugere Samsung

1 min de leitura
Imagem de: Galaxy S24 pode ter retorno dos chips Exynos, sugere Samsung
Imagem: Samsung/Divulgação

A Samsung planeja adotar novamente os chipsets proprietários Exynos na nova geração dos celulares premium Galaxy S. Após vários rumores, a informação foi confirmada pela marca durante a conferência com investidores sobre os resultados do 1º trimestre de 2023.

Kyeokman Kwon, vice-presidente da divisão de soluções para dispositivos da empresa sul-coreana, disse haver uma pressão interna para retorno do Exynos aos telefones carro-chefe. Contudo, o executivo não revelou especificamente se isso ocorrerá na série Galaxy S24.

Chipset Exynos é desenvolvido pela própria Samsung.Chipset Exynos é desenvolvido pela própria Samsung.Fonte:  Samsung/Divulgação 

Historicamente, a Samsung introduz os novos chipsets premium a partir da linha Galaxy S. Portanto, é possível supor que a empresa esteja planejando lançar a série Galaxy S24 com o processador Exynos 2400.

Sucessor do Exynos 2200, de 2022, esse é o único chip topo de linha em desenvolvimento pela empresa. Rumores indicam que o modelo será fabricado com processo de 4 nanômetros, terá 4 vezes mais unidades computacionais e baixo consumo de energia.

Aparentemente, a Samsung deve retomar a estratégia de lançar dispositivos com diferentes versões de chips em cada mercado. Por exemplo, os aparelhos da Ásia e Europa costumavam ser equipados com chipsets Exynos e os telefones de regiões selecionadas usavam o chip Snapdragon da Qualcomm.

No entanto, a série Galaxy S23 estreou em todos os mercados com uma variante exclusiva do chipset Snapdragon 8 Gen 2. No caso, o Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy trazia mais potência do que a versão “padrão” e GPU com suporte a ray tracing.

Série Galaxy S23 estreou com o chip exclusivo Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy da Qualcomm.Série Galaxy S23 estreou com o chip exclusivo Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy da Qualcomm.Fonte:  Samsung/Reprodução 

Galaxy S24 Ultra com Snapdragon 8 Gen 3

O retorno dos chips Exynos aos aparelhos da série Galaxy S não deve agradar os usuários, especialmente na Europa e na Ásia. Em anos anteriores, os dispositivos com esse processador tinham um desempenho abaixo das variantes com Snapdragon.

Por outro lado, recentes vazamentos indicam que a Samsung deve equipar apenas a versão básica do Galaxy S24 com o Exynos 2400. Enquanto isso, o Galaxy S24+ e o Galaxy S24 Ultra adotarão o futuro Snapdragon 8 Gen 3.

De toda a forma, a série Galaxy S24 deve ser anunciada no primeiro trimestre de 2024. Até lá, a Samsung poderá realizar mais mudanças na estratégia com os telefones topo de linha.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.