Xiaomi 13 Ultra: o que esperar do novo celular top de linha

3 min de leitura
Imagem de: Xiaomi 13 Ultra: o que esperar do novo celular top de linha
Imagem: Xiaomi/divulgação

Após lançar a linha Xiaomi 13 no mercado global há alguns meses, a companhia chinesa está se preparando para mais um anúncio grandioso: o Xiaomi 13 Ultra. O smartphone, que promete ser um dos melhores topo de linha de 2023, deve apostar alto em fotografias graças a um conjunto de câmeras poderoso.

Neste artigo, o TecMundo separa todos os principais rumores sobre o lançamento desse aparelho, como especificações técnicas e design.

Design e construção

O Xiaomi 13 Ultra deve buscar muita inspiração do seu antecessor, o Xiaomi 12S Ultra. Em uma imagem vazada na rede social Weibo, é possível observar a parte traseira do suposto aparelho e notar algumas diferenças menores.

d  Weibo/divulgação 

O módulo de câmeras em formato circular parece idêntico, no entanto, o posicionamento dos sensores foi alterado. O acabamento é feito em couro vegetal, mas a empresa resolveu particionar o dispositivo em dois, resultando em uma área saltada próxima as câmeras. Fora isso, o vindouro celular é muito parecido com o 12S Ultra e não deve apresentar diferenças tão drásticas na parte externa.

Câmeras

Já falando sobre câmeras, um dos destaques da geração anterior, e do lançamento da linha Xiaomi 13, é a presença de lentes da Leica. O Xiaomi 13 Pro, modelo mais potente até então, possui um sensor Sony IMX989 de 50 MP, com tamanho de uma polegada. Além disso, faz dupla com uma lente telefoto de 50 MP, e um zoom digital de 3x. A câmera frontal usa 16 MP.

f  Sony/divulgação 

Por enquanto, não há vazamentos que indiquem números exatos sobre as câmeras do 13 Ultra, mas alguns indícios apontam que a fabricante deve utilizar dois sensores da Sony de 1 polegada. Outro rumor diz que haverá a inclusão de um estabilizador gimbal para melhorar gravações. Seja como for, o aparelho deve ser bem poderoso para fotografias.

A tecnologia da Leica continua, e quanto a isso, o público deve esperar ainda mais velocidade na renderização de imagens complexas, que precisem de alguma ajuda de Inteligência Artificial, como o Modo Noite, por exemplo.

Configurações

A linha Xiaomi 13 já é bem conhecida por seu "poder de fogo" elevado, e o modelo Ultra certamente dará continuidade a essa característica. Já utilizado no Xiaomi 13 padrão e no Pro, o processador deve continuar a cargo do Snapdragon 8 Gen 2, o mais poderoso atualmente. Configurações mínimas de 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento interno também completam as especificações técnicas.

s  Mixed Reality News/reprodução 

Além da tecnologia do 5G, é possível que a Xiaomi integre o aparelho com um chip de satélite de duas vias de comunicação, similar a alguns dispositivos recentes da Apple. Além disso, esse deverá ser o primeiro smartphone da marca a chegar as lojas com a interface MIUI 14, baseada em Android 13.

Tela

O Xiaomi 12S Ultra, embora tenha uma boa tela, recebeu algumas críticas. Agora, o 13 Ultra pode utilizar o painel E6 AMOLED, da Samsung. Essa tecnologia chega com resolução 1440p no formato LTPO com 120 Hz de taxa de atualização, ou seja, o display pode variar o número de Hz na tela para economizar energia. Além disso, tecnologias como o HDR10+ e Dolby Vision HDR também deve estar presentes.

Bateria

Ponto de destaque para esse aparelho, o Xiaomi 13 Ultra pode ter uma taxa de carregamento super-rápido de 90 W, segundo um vazamento. Já para o carregamento sem fio, é esperado que haja recarga com 50 W de potência. Informações adicionais sobre a autonomia energética não foram divulgadas.

Data de lançamento e preço

f  Aventador/reprodução 

Ainda sem uma data definida, o Xiaomi 13 Ultra deve ser anunciado em 17 de abril, segundo um pôster vazado. No entanto, alguns insiders insistem que o aparelho só será revelado em meados de maio. A boa notícia é que esse aparelho, diferente do 12S Ultra, deve ser lançado no mercado global, e não ficará restrito apenas na China. Não há rumores concretos sobre preço até o momento.


Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.