Novos iPhone SE e iPad Air não terão suporte ao 5G mmWave

1 min de leitura
Imagem de: Novos iPhone SE e iPad Air não terão suporte ao 5G mmWave
Imagem: Apple
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Apple revelou durante um evento na última quarta-feira (08) os novos iPad Air e iPhone SE. Os dois modelos trazem suporte a 5G, mas são compatíveis apenas com redes de frequências abaixo de 6GHz, deixando de fora o padrão mmWave.

Ainda que isso pareça um ponto a se considerar na hora de decidir entre um iPhone da linha principal ou SE, em termos práticos a experiência real de uso não será muito diferente para a maioria dos usuários.

Projetos robustos para seus segmentos

Apesar dessa limitação, os dois aparelhos devem chegar fortes ao mercado graças ao conjunto de seus projetos. Assim como os outros tablets recentes da Apple, o iPad Air utiliza processadores M1, os mesmos utilizados nos MacBook.

Novo iPad Air utiliza processadores M1, presente também nos MacBookNovo iPad Air utiliza processadores M1, presente também nos MacBookFonte:  Apple 

O iPhone SE, por sua vez, mesmo sendo um modelo econômico, está com excelente desempenho. Esses elementos associados ao suporte do padrão 5G simples já são mais que suficientes para justificar sua adoção.

5G vs. mmWave 5G

As redes 5G mmWave, por operarem em frequências entre 24 GHz e 40 GHz, são bem mais rápidas que o 5G sub-6GHz, mas justamente essas frequências altíssimas resultam em limitações que tornam uma adoção ampla algo bem complexo.

Assim como nas redes Wi-Fi de 2,4 GHz e 5 GHz, a frequência mais alta entrega taxas de transferência maiores, mas com alcance reduzido. Tanto por isso, muitos aparelhos inteligentes, como lâmpadas, tomadas, e até algumas Smart TVs, operam apenas em 2,4GHz, já que em sua maioria dependem mais de estabilidade que de velocidade.

Rede 5G sub-6GHz já oferece altíssimas velocidades com cobertura mais eficienteRede 5G sub-6GHz já oferece altíssimas velocidades com cobertura mais eficienteFonte:  Apple 

A mesma lógica se aplica às redes de telefonia móvel. Para tirar o máximo de proveito do mmWave, o usuário precisar estar a até 200 m da torre de transmissão, aproximadamente. Sendo assim, mesmo dispositivos compatíveis com essa tecnologia devem selecionar automaticamente redes 5G simples com sinal mais forte.

Imagem: Smartphone Apple iPhone 13 Pro Max, 256 GB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smartphone Apple iPhone 13 Pro Max, 256 GB

Os novos smartphones da Apple chegaram, agora o iPhone 13 Pro Max está disponível com um design tão bonito quanto resistente, com aço inoxidável de qualidade cirúrgica, Ceramic Shield e resistência à água IP68.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.