Novos iPhone SE e iPad Air não terão suporte ao 5G mmWave
Conectividade 5G será limitada a redes com frequências abaixo de 6GHz nos dois novos produtos da Apple
11/03/2022, às 08:30
A Apple revelou durante um evento na última quarta-feira (08) os novos iPad Air e iPhone SE. Os dois modelos trazem suporte a 5G, mas são compatíveis apenas com redes de frequências abaixo de 6GHz, deixando de fora o padrão mmWave.
Ainda que isso pareça um ponto a se considerar na hora de decidir entre um iPhone da linha principal ou SE, em termos práticos a experiência real de uso não será muito diferente para a maioria dos usuários.
Projetos robustos para seus segmentos
Apesar dessa limitação, os dois aparelhos devem chegar fortes ao mercado graças ao conjunto de seus projetos. Assim como os outros tablets recentes da Apple, o iPad Air utiliza processadores M1, os mesmos utilizados nos MacBook.
Novo iPad Air utiliza processadores M1, presente também nos MacBook
O iPhone SE, por sua vez, mesmo sendo um modelo econômico, está com excelente desempenho. Esses elementos associados ao suporte do padrão 5G simples já são mais que suficientes para justificar sua adoção.
5G vs. mmWave 5G
As redes 5G mmWave, por operarem em frequências entre 24 GHz e 40 GHz, são bem mais rápidas que o 5G sub-6GHz, mas justamente essas frequências altíssimas resultam em limitações que tornam uma adoção ampla algo bem complexo.
Assim como nas redes Wi-Fi de 2,4 GHz e 5 GHz, a frequência mais alta entrega taxas de transferência maiores, mas com alcance reduzido. Tanto por isso, muitos aparelhos inteligentes, como lâmpadas, tomadas, e até algumas Smart TVs, operam apenas em 2,4GHz, já que em sua maioria dependem mais de estabilidade que de velocidade.
Rede 5G sub-6GHz já oferece altíssimas velocidades com cobertura mais eficiente
A mesma lógica se aplica às redes de telefonia móvel. Para tirar o máximo de proveito do mmWave, o usuário precisar estar a até 200 m da torre de transmissão, aproximadamente. Sendo assim, mesmo dispositivos compatíveis com essa tecnologia devem selecionar automaticamente redes 5G simples com sinal mais forte.
Essa matéria contém links de parceiros. Quando você compra através desses links em nosso site, você economiza e ajuda o TecMundo.