iPhone 13: confira as primeiras análises da crítica especializada

2 min de leitura
Imagem de: iPhone 13: confira as primeiras análises da crítica especializada
Imagem: Apple
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Oficialmente anunciados na última terça-feira (14), os modelos de iPhone 13 e iPhone 13 Pro contam com diversas novidades e recursos atrativos. Como prometido pela Apple, as primeiras unidades dos celulares já começaram a ser enviadas ainda nesta semana e foram analisadas por diversos veículos da mídia internacional.

Até desembarcarem no Brasil, confira abaixo o que a crítica especializada disse sobre os novos celulares da Apple internacionalmente.

iPhone 13 e iPhone 13 mini

iPhone 13 e sua versão mini possuem um corpo reduzido, mas retém recursos fundamentais para a linha. (Fonte: Apple / Reprodução)iPhone 13 e sua versão mini possuem um corpo reduzido, mas retém recursos fundamentais para a linha. (Fonte: Apple / Reprodução)Fonte:  Apple 

Enquanto o site The Verge destacou a bateria do iPhone 13 como uma das principais melhorias do modelo — já que consegue durar cerca de até 2 horas e 30 minutos a mais que seu antecessor —, o CNET focou seus elogios no seu sistema de câmeras. Em especial, o novo "Modo Cinematográfico" recebeu bastante atenção graças a sua qualidade, apesar de algumas pequenas inconsistências durante seu uso — como a baixa funcionalidade em ambientes pouco iluminados.

Já o Engadget, similarmente, concorda que as principais melhorias tratam-se das câmeras e da bateria mais duradoura, em ambas as versões do iPhone 13. Porém, também pontua que os modelos oferecem apenas ajustes suficientes para "tentar atrair" os usuários, sugerindo que eles poderiam muito bem ser chamados "iPhone 12s" e "iPhone 12s mini".

iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max

Além do desempenho e câmeras, o iPhone 13 Pro foi elogiado pela nova tela OLED com a tecnologia ProMotion. (Fonte: Apple / Reprodução)Além do desempenho e câmeras, o iPhone 13 Pro foi elogiado pela nova tela OLED com a tecnologia ProMotion. (Fonte: Apple / Reprodução)Fonte:  Apple 

Mantendo as melhorias encontradas nos modelos mais básicos, o iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max tiveram sua tela OLED com tecnologia ProMotion destacada nas análises. A adição desta novidade, que permite à taxa de atualização do display variar entre 10 Hz e 120 Hz, não apenas atende aos pedidos dos fãs da Apple, mas também aprimora a autonomia de uso da bateria.

Outra implementação que recebeu parte dos holofotes foi o sensor voltado para macrofotografia: "não está no nível de uma câmera mirrorless com lentes macro dedicadas, mas é uma das melhores implementações de um modo macro que já vi em um telefone," diz um especialista da CNET.

Veredito

Conforme apontam as análises, ambas as versões do iPhone 13 são boas escolhas para a maioria dos usuários, oferecendo uma experiência de uso satisfatória "pelos próximos anos". Contudo, os "modelos de entrada" são mais atraentes para aqueles que ainda não adotaram o ecossistema da Apple e tem grande interesse em fazê-lo sem investir nas variantes mais caras.

Assertivo, o Engadget conclui: "mudar de ecossistemas sempre será um transtorno e, com o iPhone 13 e o 13 mini, a Apple ainda não deu às pessoas uma razão convincente para fazer isso. Mas, como esperado, eles são telefones excelentes, com pouco do que reclamar."

Resumo de recursos do iPhone 13. (Fonte: Apple / Reprodução)Resumo de recursos do iPhone 13. (Fonte: Apple / Reprodução)Fonte:  Apple 

Sem surpresas, o mesmo padrão se repete para o iPhone 13 Pro, como explica o The Verge: "os proprietários do iPhone 12 Pro terão que prestar muita atenção para ver algumas das diferenças e uma atualização provavelmente não faz muito sentido," pondera, ao concordar que as melhorias serão mais perceptíveis para usuários que migrarem de modelos mais antigos.

O site completa, agridoce: "de qualquer forma, quando você começar a prestar atenção aos detalhes, prepare-se para ficar impressionado".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.