OnePlus admite diminuir performance de aplicativos populares

1 min de leitura
Imagem de: OnePlus admite diminuir performance de aplicativos populares
Imagem: Divulgação/OnePlus
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Nesta quarta-feira (7), a OnePlus admitiu, em uma nota oficial, que a marca diminui a performance de aplicativos populares do OnePlus 9, como o Chrome, restringindo o uso de recursos da CPU para aumentar o tempo de vida das baterias. O comunicado surgiu após testes do AnandTech mostrarem desempenho não condizente com outros dispositivos que usam o Snapdragon 888.

O representante da marca chinesa de smartphones informou ao portal Xda Developers: "Após o lançamento do OnePlus 9 e do OnePlus 9 Pro em março, alguns usuários nos informaram sobre áreas que podem melhorar as baterias dos nossos dispositivos. Com base nesse feedback, o nosso time de pesquisa e desenvolvimento trabalhou nos últimos meses para otimizar a performance de vários aplicativos populares".

Falta de clareza

O comunicado completo alega que a velocidade de "alguns aplicativos de benchmark" pode ser impactada, mas, como o AnandTech mostrou, o uso rotineiro de vários apps foi prejudicado, como o Twitter, o jogo Pokémon Go e o WhatsApp. "Se eu o colocar ao lado de um Galaxy S21 Ultra ou um Xiaomi Mi 11 e prestar atenção, percebo que o OnePlus 9 Pro é menos responsivo", relata a publicação.

O site afirma que as mudanças podem não causar muita diferença na experiência do usuário. "Além do impacto na velocidade de navegação, não percebi a discrepância de performance imediatamente", confessou.

O GeekBench divulgou nesta terça-feira (6) que removeu o OnePlus 9 de seu banco de dados de testes. "Vemos isso como uma forma de manipulação de benchmarks", informou o site.

Outras empresas já foram acusadas de manipular aplicativos de teste, como a Samsung com o Galaxy Note 3; mas, neste caso, os benchmarks no lançamento estavam dentro do esperado, enquanto apps normais sofreram modificações.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.