Celular da Xiaomi rodando HarmonyOS da Huawei aparece em vídeo

1 min de leitura
Imagem de: Celular da Xiaomi rodando HarmonyOS da Huawei aparece em vídeo
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

Após sofrer com sanções dos Estados Unidos, um dos esforços da Huawei para sobreviver no mercado de smartphones é o HarmonyOS, o novo sistema da empresa que é semelhante ao Android. O software é tão similar com a solução da Google que, recentemente, um vídeo surgiu na web mostrando o SO em um celular da Xiaomi.

Compartilhado pelo Gizchina, o vídeo mostra apenas a tela de boot de um celular da Xiaomi com o sistema da Huawei. A inicialização exibe o logo da MIUI, mas traz, na base do display, a demarcação do HarmonyOS no lugar do Android.

A veracidade do vídeo ainda não foi comprovada e o celular da Xiaomi com HarmonyOS ainda não apareceu em mais imagens na web. O produtor do conteúdo também não mostrou o aparelho em ação com o sistema operacional.

No entanto, o desenvolvedor responsável pelo vídeo, conhecido como "MasterPC Plus Tip3X", já possui um histórico de vazamentos envolvendo o HarmonyOS. No ano passado, ele exibiu a versão 2.0 do sistema rodando no Huawei P40.

Vídeo mostra suposto celular da Xiaomi com HarmonyOS.Vídeo mostra suposto celular da Xiaomi com HarmonyOS.Fonte:  MasterPC Plus Tip3X 

Além disso, é tecnicamente possível fazer o sistema da Huawei rodar em outros celulares. O HarmonyOS utiliza a versão de código aberto do Android como base, o que, em tese, permitiria o uso da solução em um smartphone da Xiaomi.

Ou seja, caso mais empresas asiáticas sejam afetadas pela guerra comercial entre China e os Estados Unidos, o sistema da Huawei pode se tornar um "plano B" para as companhias que dependem do Android atualmente. A Xiaomi, inclusive, estava na mira da Casa Branca, mas a fabricante conseguiu escapar das sanções impostas pelo governo estadunidense.

Celular da Xiaomi rodando HarmonyOS da Huawei aparece em vídeo