Celular da Xiaomi rodando HarmonyOS da Huawei aparece em vídeo

1 min de leitura
Imagem de: Celular da Xiaomi rodando HarmonyOS da Huawei aparece em vídeo
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Após sofrer com sanções dos Estados Unidos, um dos esforços da Huawei para sobreviver no mercado de smartphones é o HarmonyOS, o novo sistema da empresa que é semelhante ao Android. O software é tão similar com a solução da Google que, recentemente, um vídeo surgiu na web mostrando o SO em um celular da Xiaomi.

Compartilhado pelo Gizchina, o vídeo mostra apenas a tela de boot de um celular da Xiaomi com o sistema da Huawei. A inicialização exibe o logo da MIUI, mas traz, na base do display, a demarcação do HarmonyOS no lugar do Android.

A veracidade do vídeo ainda não foi comprovada e o celular da Xiaomi com HarmonyOS ainda não apareceu em mais imagens na web. O produtor do conteúdo também não mostrou o aparelho em ação com o sistema operacional.

No entanto, o desenvolvedor responsável pelo vídeo, conhecido como "MasterPC Plus Tip3X", já possui um histórico de vazamentos envolvendo o HarmonyOS. No ano passado, ele exibiu a versão 2.0 do sistema rodando no Huawei P40.

Vídeo mostra suposto celular da Xiaomi com HarmonyOS.Vídeo mostra suposto celular da Xiaomi com HarmonyOS.Fonte:  MasterPC Plus Tip3X 

Além disso, é tecnicamente possível fazer o sistema da Huawei rodar em outros celulares. O HarmonyOS utiliza a versão de código aberto do Android como base, o que, em tese, permitiria o uso da solução em um smartphone da Xiaomi.

Ou seja, caso mais empresas asiáticas sejam afetadas pela guerra comercial entre China e os Estados Unidos, o sistema da Huawei pode se tornar um "plano B" para as companhias que dependem do Android atualmente. A Xiaomi, inclusive, estava na mira da Casa Branca, mas a fabricante conseguiu escapar das sanções impostas pelo governo estadunidense.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.