A Huawei lançou apresentou oficialmente em outubro de 2020 a segunda versão do Harmony OS, o sistema operacional próprio da fabricante chinesa, como uma alternativa caseira e feita do zero para destronar o Android. Afinal, graças aos conflitos com o governo dos Estados Unidos, ela foi proibida de utilizar o ecossistema da Google e estava restrita a uma versão limitada de código aberto da plataforma.
A partir do processo natural de cadastro, o site Arstechnica conseguiu obter uma cópia do sistema para compreender exatamente como esse concorrente planeja destronar o Android na China. E, de forma resumida, o que a equipe encontrou é somente uma modificação do próprio sistema da Google. Essa acusação inicialmente foi feita em dezembro de 2020, mas agora recebeu ainda mais embasamento.
Nossos vídeos em destaque
Antes mesmo de iniciar o trabalho, os jornalistas ainda reclamaram do processo de cadastro, que é bastante demorado, invasivo e detalhado: a imprensa precisa enviar até uma foto do passaporte e do cartão de crédito para obter a aprovação para uso do sistema, em um processo que leva dois dias e sem garantia de que as informações serão deletadas depois ou armazenadas de forma segura.
Eu já vi isso antes
Ao baixar o SDK (kit de desenvolvimento) e testar a build liberada, a equipe do Arstechnica chegou a uma conclusão simples: o Harmony OS é nada mais do que o Android com a skin própria da Huawei, a EMUI, porém com o nome trocado.
O HarmonyOS de fato parece uma skin do Android.
Todo o visual lembra bastante o do sistema da Google, desde os menus até a organização de ícones na tela inicial. Até mesmo a tela de informações de aplicativo "entrega" a inspiração, com vários arquivos da biblioteca do Android encontrados. E o principal problema é a propaganda enganosa: em todo material oficial, a marca anuncia que esse é um sistema "totalmente novo".
As maiores diferenças estão em renomear certas seções e oferecer outro pacote de desenvolvimento, o DevEco Studio — que é bastante similar ao Android Studio SDK, inclusive em código, como confirmou o Arstechnica.
Até os menus entregam as semelhanças.
Segundo a Huawei, o Harmony OS deve chegar a celulares ainda em 2021 e ela pode até licenciar a plataforma para outras marcas. A fabricante ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
)
)
)
)
)
)
)