Vídeo vazado mostra Android rodando em um telefone comum

1 min de leitura
Imagem de: Vídeo vazado mostra Android rodando em um telefone comum

O pessoal do 9To5Google publicou um vídeo, no YouTube, de um celular comum executando, supostamente, uma versão adaptada do Android. De acordo com o site, o dispositivo foi fabricado pela Nokia e, como podemos ver no vídeo, na parte de configurações, ele recebe o nome de “GAFP”, que poderia ser uma sigla para “Google Android Feature Phone (Celular Comum baseado em Android, em português). A versão do sistema seria a 8.1.

O 9To5Google já tinha exposto que a Google poderia estar trabalhando numa versão do Android adaptada para telas não sensíveis ao toque, onde poderiam ser incluídos os telefones celulares comuns. Naquela ocasião, as evidências estavam presentes no código-fonte do Chromium. No entanto, no início de setembro, as referências parecem ter sido removidas do navegador, dando a entender que a companhia desistiu do projeto.

Assista ao vídeo e veja como vários apps da Google fazem parte do sistema:

Há também o app Proxx, mostrado pela primeira vez durante a Conferência Google I/O, e que se trata de um clone do jogo Campo Minado. O objetivo do app é demonstrar como uma aplicação pode ser adaptada para rodar em várias plataformas diferentes, indo das mais complexas até as mais simples.

Em 2018, a Google já tinha investido US$ 22 milhões no KaiOS, que é baseado no extinto FirefoxOS, e era compatível com a maioria dos apps da companhia que são mostrados no vídeo citado, incluindo outros populares como o Facebook e o WhatsApp. Posto isso, supõe-se que a Google tenha preferido não competir com o KaiOS.

De qualquer forma, não temos como ter certeza das informações, já que a Google não se manifestou.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.