menu
Logo TecMundo
Celular

Spotify lança sua nova versão gratuita para mobile e… só isso mesmo

Serviço de streaming oficializa novidades que já vinham sendo comentadas ao longo das semanas, mas não apresenta nada além disso

schedule24/04/2018, às 09:49

Spotify vem há algum tempo ensaiando o lançamento de sua nova plataforma gratuita para dispositivos móveis. Na semana passada, até mesmo o visual vazou na web e já não havia muito segredo para o grande anúncio desta terça-feira (24) — que, para muitos, traria algo mais, quem sabe um dispositivo dedicado para o serviço de streaming musical. Eis que a novidade foi apresentada e… bem, só isso mesmo.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

O mercado esperava por algo a mais além da versão free, como um gadget dedicado

Então, para confirmar, a partir de agora o Spotify para iOSAndroid teve sua interface redesenhada. Ela está mais simples, “resumida”. Saiu a aba para rádios na parte inferior, os ícones de álbuns e artistas estão maiores e com fluxo intuitivo e a grande diferença fica por conta da possibilidade de escutar as músicas na ordem que você quiser — desde que elas estejam em uma das 15 playlists configuradas a partir de suas preferências, a exemplo da “Descobertas da Semana”.

spotify

A estratégia do Spotify é seduzir mais adeptos no modelo freemium para conquistar assinantes a médio e longo prazo. Então, por mais que você possa usar a edição grátis para escutar o que gosta, ainda há várias limitações: ela segue com anúncios, a ordem continua aleatória para a maior parte do conteúdo, só dá para pular faixas seis vezes em um período de uma hora, não é possível ouvir as tracks offline e a qualidade de áudio é “básica”, ou seja, inferior. Uma das vantagens para todos os usuários é o Data Saver. Com esse recurso, é possível economizar até 75% do seu pacote de dados.

spotify

As novidades vêm como forma de agradar inicialmente os acionistas, pois a companhia se tornou pública recentemente. Até o momento, a empresa registra 70 milhões de assinantes e outros 90 milhões de usuários gratuitos — uma lista mais gorda que a da rival Apple Music, que conta com 38 milhões de seguidores. Ainda que os números sejam interessantes, o anúncio do Spotify não deixa de ser um pouco decepcionante, pois o próprio mercado esperava mais — especialmente em um momento em que o Deezer também avança com mais agressividade nos Estados Unidos.