Apple pode ter inutilizado iPhones 8 com tela trocada fora de autorizadas

1 min de leitura
Imagem de: Apple pode ter inutilizado iPhones 8 com tela trocada fora de autorizadas

Apple sempre deixou bem claro que não quer ver seus clientes utilizando serviços de assistências que não sejam autorizadas pela própria empresa. No caso da troca do botão que contém o Touch ID, isso foi justificado como uma medida de segurança para impedir que os seus dados biométricos não sejam roubados.

Mas o mesmo pode estar acontecendo com quem troca apenas a tela dos smartphones em lojas não autorizadas. A Apple lançou a versão 11.3 do iOS no final de março e usuários estão relatando que a atualização desabilitou a função de toque em alguns iPhones 88 Plus que tiveram o visor trocado sem autorização da fabricante.

O problema também está afetando empresas especializadas no conserto de smartphones. De acordo com Aakshay Kripalani, diretor executivo da norte-americana Injured Gadgets, a atualização foi responsável pela devolução de mais de 2 mil iPhones de clientes insatisfeitos. “Os consumidores estão com raiva e parece que a Apple está fazendo isso só para impedi-los de fazer consertos em lojas de terceiros”, disse o empresário.

Mão segurando um celular.Problema está afetando modelos do iPhone 8 e do iPhone 8 Plus.

Embora uma solução tenha sido encontrada para fazer o toque na tela voltar a ser reconhecido, ela envolve abrir novamente os iPhones e atualizar o microchip responsável por alimentar o visor do smartphone. Mas o maior problema para quem trabalha nessa área pode estar na perda de confiança dos clientes, muitos dos quais podem não entender os detalhes do que aconteceu.

“É muito fácil cair nessa e começar a achar que a Apple está deixando as coisas só inconvenientes o bastante para que consertos de terceiros deixem de ser considerados como uma opção confiável”, disse Kev Notton, fundador da RepairMapr. “E isso me deixa apavorado, porque eles são os fabricantes. No fim das contas, eles têm todas as cartas na mão”, completou.

A Apple não se pronunciou sobre o caso, o que deixa difícil dizer exatamente onde está o problema ou quantos consumidores podem ter sido afetados. Não há previsão de uma atualização que recupere os iPhones 8 e 8 Plus que podem ter sido inutilizados no processo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.