O diretor Denis Villeneuve, responsável por produções como A Chegada, Blade Runner 2049 e o vindouro Duna, criticou os filmes da Marvel. Ele disse que os longas-metragens da empresa não são originais e, na verdade, reciclam ideias.
"Existem muitos filmes da Marvel que nada mais são do que recortar e colar de outros”, disparou em entrevista ao site El Mundo, nesta quarta-feira (15).
Nossos vídeos em destaque
Assim como Villeneuve, outros cineastas já falaram mal da chamada “fórmula” do Marvel Studios. Um dos mais incisivos foi Martin Scorsese, que durante entrevista em 2019 chegou a dizer que a empresa não faz cinema.
“Sinceramente, o mais próximo que eu posso pensar que eles chegam, por mais bem feitos que sejam, com atores fazendo o melhor que podem nessas circunstâncias, é de um parque de diversões. Não é o cinema de seres humanos tentando passar experiências emocionais, psicológicas, para outro ser humano”, argumentou à época.
)
Não satisfeito, ele voltou a tecer comentários negativos meses depois, dizendo que “está tudo bem para quem gosta desse tipo de filme, e a propósito, sabendo o que acontece com eles agora, admiro o que eles fazem. Não é o meu tipo de entretenimento, simplesmente não é”.
Também em 2019, após as falas de Scorsese, o premiado diretor de cinema Francis Ford Coppola pegou ainda mais pesado. "Martin estava sendo gentil quando disse que não era cinema. Ele não disse que era desprezível, é o que eu digo”, reclamou durante conversa com a imprensa no festival francês Prix Lumière.
“Quando Martin Scorsese diz que os filmes da Marvel não são cinema, ele está certo porque esperamos aprender algo com o cinema, esperamos ganhar algo, alguma iluminação, algum conhecimento, alguma inspiração”, acrescentou.
Outro lado
Apesar das críticas pesadas, várias pessoas relevantes já disseram que gostam dos filmes de super-heróis. Entre eles, o também consagrado diretor Steven Spielberg. “[...] o filme de super-herói que mais me impressionou é um que não se leva muito a sério: Guardiões da Galáxia. Quando a exibição dele acabou, eu saí com a sensação de ter visto algo novo no cinema, sem qualquer cinismo nem medo de ser dark, quando necessário", afirmou em 2016, durante o Festival de Cannes.
O diretor de Guardiões da Galáxia, James Gunn, chegou a rebater Scorsese neste ano. Em entrevista ao podcast Happy Sad Confused, Gunn disse que o colega cineasta fala esse tipo de coisa para aparecer.
“Eu só acho que parece muito cínico que ele continue se manifestando contra a Marvel e então se aproveite [do destaque nas mídias] para promover seus filmes. Ele está criando [novos projetos] através da sombra da Marvel, então ele usa isso para chamar a atenção para algo que não estava recebendo tanta atenção quanto queria”.
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)