10 filmes de empreendedorismo disponíveis na Netflix

3 min de leitura
Imagem de: 10 filmes de empreendedorismo disponíveis na Netflix
Imagem: IMDb/Reprodução
Avatar do autor

Pensando em empreender, mas anda sem motivação para começar? Assistir a filmes e séries com histórias inspiradoras e de superação é uma dica interessante para ter boas ideias e iniciar o seu próprio caminho no mundo dos negócios.

A seguir, você confere uma lista de 10 filmes de empreendedorismo disponíveis na Netflix, contando com histórias surpreendentes e bons momentos de reflexão. Mas antes, vale lembrar que o catálogo do streaming muda com frequência, ou seja, alguns dos títulos podem não estar mais disponíveis futuramente.

10. O Homem que Mudou o Jogo

Brad Pitt é o gerente de um time de beisebol com poucos recursos que desenvolve uma técnica inovadora para fazer a equipe alcançar resultados inimagináveis contra adversários poderosos. Trata-se de uma história inspiradora para quem quer fazer mais com menos.

9. Erin Brockovich — Uma Mulher de Talento

Baseado em fatos, o longa acompanha a funcionária de um pequeno escritório de advocacia que resolve investigar a contaminação da água da cidade e processar a empresa causadora do problema. A história ressalta a importância de não desistir das suas metas, mesmo diante de obstáculos gigantes.

8. O Aviador

Neste longa, conhecemos Howard Hughes (Leonardo DiCaprio), que ficou milionário aos 18 anos, graças à herança deixada pelo pai. Com o dinheiro, ele investiu na indústria cinematográfica, tornando-se um empresário e diretor de sucesso.

Enquanto investia na carreira, ele não deixou de se dedicar à aviação, uma das suas paixões, e também travava uma batalha contra o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), mostrando como é possível superar obstáculos para alcançar grandes feitos.

7. Tony Robbins: Eu não sou seu Guru

O documentário acompanha os bastidores do concorrido seminário realizado anualmente pelo escritor e palestrante Tony Robbins na Flórida (EUA). Considerado um guru do mundo dos negócios, ele mostra algumas das suas técnicas nada ortodoxas para ajudar quem quer se dar bem na vida empreendedora.

6. O Menino que Descobriu o Vento

A produção é sobre um jovem do Malawi que está cansado de ver as pessoas do seu vilarejo morrerem de fome. Inspirado em um livro, o menino de apenas 14 anos construiu uma turbina eólica para facilitar o cultivo de alimentos no local.

O longa mostra a importância de acreditar nos seus projetos primeiro, para então procurar apoio e investimento, além de ressaltar como é essencial ouvir os outros.

5. Fyre Festival: Fiasco no Caribe

O Fyre tinha tudo para ser um dos maiores festivais de música de todos os tempos, um evento de luxo e exclusivo. Mas algo deu errado e a festa se tornou um fiasco, acabando com pessoas presas em uma ilha e muitos problemas.

Esse documentário mostra que ter um bom planejamento é essencial. O acontecimento também traz um lembrete importante para os iniciantes, em relação a prometer o que você não pode cumprir.

4. Prenda-me se for Capaz

Frank Abagnale Jr., um jovem com grande habilidade para se disfarçar, vivia praticando golpes milionários que o levaram a se transformar no ladrão de bancos mais bem-sucedido dos EUA. Mas como a história de um vigarista pode ser interessante para quem vai abrir um negócio?

De certa forma, o filme exemplifica a jornada empreendedora, abordando a criatividade para solucionar problemas, a importância de ser persuasivo, a perseverança e a visão de negócio.

3. Coach Carter — Treino para a Vida

Um filme inspirador para empreendedores, Coach Carter traz um técnico de basquete conhecido pela rigidez, colocando o desempenho acadêmico acima do esportivo. Suas decisões polêmicas nem sempre agradam, deixando a continuidade da equipe em risco.

Além de discursos motivacionais e de liderança, a trama também trata de temas como treino de habilidades, a prática do feedback, o apoio das lideranças e o uso de indicadores de performance.

2. A Teoria de Tudo

Nesta cinebiografia do astrofísico Stephen Hawking, conhecemos de perto a história de um dos cientistas mais renomados das últimas décadas. Ao mesmo tempo em que faz descobertas impressionantes, ele precisa lidar com uma doença motora degenerativa com potencial para colocar fim à sua trajetória.

A determinação e a capacidade de superação de Hawking servem de inspiração para empreendedores que estejam enfrentando grandes dificuldades e pensando em desistir do seu sonho.

1. Steve Jobs

Em uma lista de filmes para quem quer empreender, não pode faltar uma obra que conte a história do cofundador da Apple: Steve Jobs, conhecido por revolucionar as indústrias dos computadores pessoais e dos celulares, entre outras.

Lançado em 2015, o título protagonizado pelo ator Michael Fassbender aborda alguns momentos importantes da vida do inventor. Entre eles, estão os lançamentos do Macintosh, em 1984, e do iPod, em 2001.

10 filmes de empreendedorismo disponíveis na Netflix