20 filmes com finais surpreendentes e que entraram para a história!

Minha Série
Imagem de: 20 filmes com finais surpreendentes e que entraram para a história!

Se há uma parte capaz de tornar um filme inesquecível, é o final. O público passa algumas horas vendo a história se desenrolar, ansioso para ver como todos os conflitos serão resolvidos. Quem se lembra do final chocante de Seven? Ou do plot twist surpreendente deO Sexto Sentido? E, afinal, não podemos deixar os clássicos de fora: a cena final de Casablanca é lembrada e citada ainda nos dias de hoje.

Caso você não tenha assistido a algum dos filmes listados aqui, tome cuidado, porque os spoilers não serão poucos. Pegue sua pipoca e relembre com a gente o final de 20 filmes inesquecíveis:

1. O Sexto Sentido

Wyatt e Billy, dois motoqueiros que estão viajando pelo sul dos EUA, levam drogas do México até Los Angeles para fazer negócios. Então, ao conseguir o dinheiro, eles seguem viagem para o Leste, a fim de ir ao Carnaval de Nova Orleans. Parece simples, hein?

Nem tanto: no final, Billy e Wyatt morrem de forma violenta, com tiros de rednecks reacionários. Apesar de forte, a cena foi extremamente aplaudida por opositores radicais da época.

3. E o Vento Levou

[img size='630']/uploads/editor_pictures/000/048/284/content_pic.jpg[/img]

Com características de novela, este filme traz romances e desilusões vividos por Rhett Butler, que se relaciona com Scarlet durante a Guerra Civil Americana. Apesar de ter os ingredientes perfeitos de um romance, aqui a história de amor não termina com um final feliz.

Rhett Butler com certeza causou suspiros e lágrimas no público na cena final de E o Vento Levou, quando abandona Scarlett. Ele simplesmente não se importa com as declarações dela, tanto que diz "francamente, minha querida, eu não ligo" e desaparece. Mas está tudo bem; afinal, “amanhã é outro dia”!

4. Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida

O primeiro filme da franquia de Indiana Jones gira em torno da Arca da Aliança, que já aparece logo no título. Trata-se de um artefato que, segundo as lendas, torna invencível o exército que o possuir, o que chama a atenção de Hitler.

O aventureiro consegue recuperar a arca no final e a leva de volta para os Estados Unidos. Então, parece que a Arca será estudada, mas… alguém mais ficou desconfiado com a cena final, mostrando a Arca em um depósito, junto de outros milhares de objetos?

5. Rocky II - A revanche

O Enigma de Outro Mundo foi inspirado por algumas obras já existentes, e uma delas é O Monstro do Ártico. Aqui, temos uma equipe de pesquisadores na Antártica que logo descobre que há um ser estranho junto deles. A situação fica realmente problemática quando eles percebem que o ser em questão é uma espécie de alienígena, que faz cópias exatas de quem está ali presente.

O final, com um quê de desespero — e talvez de desistência — dos personagens sendo transmitido para o telespectador, traz um diálogo interessante entre McReady e Childs, que estão completamente sem forças. Então, eles simplesmente decidem esperar para ver o que vai acontecer — terminando de beber a garrafa de whisky que aparece durante o filme todo.

7. Sangue Negro

Daniel Plainview é um mineiro de minas de prata falido, que passa a maior parte do seu tempo sendo um pai solteiro. Então, ele descobre que há uma pequena cidade no oeste com grandes poços de petróleo, chamada Little Boston. Ele e seu filho vão para lá e descobrem que a única diversão do local é a igreja do pastor Eli Sunday. O local realmente tem o poço, mas também diversos problemas.

No final, vemos Daniel Plainview ser visitado por Eli Sunday, que está com sérios problemas financeiros. Então, ele tenta vender petróleo para Daniel, apontando que pode conseguir o direito de exploração de petróleo de um de seus vizinhos contanto que consiga um suborno. Daniel concorda, mas quer que Eli admita que é um falso profeta. No fim, Daniel conta não tem mais o que vender, já que o reservatório de suas terras foi drenado, e termina matando Eli com um pino de boliche.

8. Psicose

O banqueiro Andy Dufresne é condenado à prisão perpétua por ter assassinado sua esposa e seu amante. Ele vai para a Penitenciária Estadual de Shawshank, dirigida pelo cruel e religioso agente penitenciário Samuel Norton. Aos poucos, Andy vai se tornando amigo de Ellis Red Reding, um interno com influências que também recebeu a sentença de prisão perpétua.

Ao longo do filme, Andy dá diversos indícios de que iria se suicidar — tanto que a fotografia sombria, a narração e a chuva apenas ajudam a intensificar esse clima. Porém, todos podem ficar tranquilos: a cela vazia significa que ele fugiu. Em seguida, descobrimos que Red saiu da prisão. Uma bela cena de Andy e Red se reencontrando finaliza o filme, com certeza fazendo os espectadores segurarem as lágrimas.

11. O Poderoso Chefão

Esse clássico traz a história de Don Corleone, interpretado por Marlon Brando, que é o chefe de uma família da máfia italiana em Nova York. Ele faz favores para as pessoas e se torna padrinho delas, mas vai querer retorno no futuro. Eis que a entrada de drogas faz com que as famílias passem a disputar essa nova forma de comércio, mas Corleone não está interessado. Pode apostar que vêm problemas por aí.

12. A Primeira Noite de um Homem

Ambientado em 1930, esse filme traz J.J. Gittes, um detetive especializado em investigações de casos matrimoniais. Ele é contratado por Evelyn Mulwray, que suspeita que o marido (Hollis) a está traindo. E adivinhe? Posteriormente, Hollis aparece morto.

Não é só Game of Thrones que tem uma história com incesto; Gittes e Lou se encontram sem querer no apartamento de uma prostituta, e então é revelada a relação incestuosa entre Noah e Evelyn. A descoberta abala o detetive e o espectador, que mal têm tempo para processar a informação e logo em seguida já descobrem o verdadeiro assassino de Hollis.

14. Carrie, a Estranha

Carrie White é uma garota quieta, que convive com diversos insultos de seus colegas de escola e maus-tratos de sua mãe, que é fanática religiosa. Carrie tem sua primeira menstruação no banheiro da escola e é humilhada pelas outras colegas que estavam lá. Então, coisas estranhas começam a acontecer: um menino ofende Carrie na rua e cai quando ela o olha, entre outros incidentes. As garotas que provocavam Carrie vão ao baile da escola e fazem seu truque final, culminando nos eventos desastrosos que seguem.

Podemos considerar que uma das cenas mais tensas do filme é, com certeza, a do baile, em que Carrie toma um banho de sangue de porco publicamente, de forma humilhante. Como o filme é uma adaptação do livro de Stephen King, o final foi alterado, mas pegou o público de surpresa da mesma forma: uma mão sai do túmulo e agarra subitamente Sue, mas em seguida descobrimos que ela estava sonhando.

15. 2001: Uma Odisseia no Espaço

Com direção de Stanley Kubrick, a história é dividida em 4 partes, e os eventos são causados pela chegada de um estranho monolito na Terra, que é investigado no século 21, e o final gera muita discussão até hoje. Frank está chegando em Marte e, subitamente, está mais velho e em um cômodo. Então, ele derruba um talher no chão e logo fica ainda mais velho. Sua versão de mais idade estica seu braço e aponta para o monolito. Quando vemos o Frank velho novamente, há um feto. Há quem entenda a cena como um estágio da evolução humana junto das máquinas. De qualquer forma, se você quiser tentar entender a cena de outra forma, uma boa dica é ler o livro no qual se baseia o filme.

16. Seven - Os Sete Pecados Capitais

William Somerset, um detetive, está para se aposentar, mas decide pegar um último caso com David Mills. Então, eles descobrem uma série de assassinatos e percebem que as mortes têm relação com os sete pecados capitais. No final do filme, vemos os detetives e o criminoso Jon Doe indo para um deserto isolado. O assassino explica os crimes que cometeu e, enquanto isso, uma van dos correios se aproxima, trazendo um pacote para Mills. O detetive William abre a caixa, e a cena é repugnante: lá está a cabeça da esposa do detetive Mills.

17. Casablanca

A história desse clássico se passa na cidade de Casablanca, que era uma rota muito utilizada por aqueles que estavam tentando fugir da perseguição nazista. Rick Blaine, exilado, encontra abrigo lá e começa a dirigir uma das maiores casas noturnas do local. Ele ajuda outros refugiados a ir para os Estados Unidos e vai passando seus dias até que um casal específico pede sua ajuda: tratava-se de Ilsa, sua antiga paixão, e seu atual marido. Blaine entra fica dividido entre ajudá-los, e Ilsa não sabe se deve ir com seu ex-amante ou ficar com o marido.

No final do filme, Rick está para fugir para os Estados Unidos e, com ele, também se vai a última oportunidade para o romance dele com Ilsa decolar. Os dois trocam olhares, e ela parece não saber realmente se deve ir com Rick ou se é melhor ficar com seu antigo amor. O que acontece depois? Bom, você já conhece a frase "Nós sempre teremos Paris".

18. Cidadão Kane

Aqui, temos a história de Charles Foster Kane, um menino pobre que acaba se tornando extremamente rico. O filme começa logo no momento de sua morte, quando diz a palavra "rosebud" em seus últimos instantes de vida. O jornalista Jerry Thompson investiga a vida de Kane para descobrir o significado do termo e descobre que Kane era um homem solitário que viveu para seguir a vontade dos outros.

No fim, descobrimos que rosebud era o nome do trenó da infância de Kane, que fazia uma referência à única época feliz da vida dele. Infelizmente, o trenó acaba sendo queimado.

19. Planeta dos Macacos

Imagine um mundo onde os humanos, além de mudos, são escravizados por macacos. É essa realidade que o astronauta Taylor encontra em Planeta dos Macacos, filme de ficção científica baseado no romance francês La plaète des gines.

No final do longa, Taylor está finalmente livre e aparece cavalgando pela orla de uma praia. Então, ele nota algo interessante: a Estátua da Liberdade, caindo aos pedaços. Ou seja, isso significa que o planeta desconhecido era a Terra. O astronauta grita: "maníacos, vocês estragaram tudo!". Fica a dúvida sobre se os maníacos são os humanos ou os macacos.

20. Scarface

Tony Montana é exilado em Miami e começa a fazer alguns trabalhos para um chefe local do tráfico de drogas. Aos poucos, ele vai subindo na organização criminosa e acaba se apaixonando pela esposa de Frank Lopez, o chefe. Tony consegue matar Frank e chega ao topo do negócio da cocaína.

O filme é encerrado com Alejandre Sosa, o líder do cartel de drogas, mandando seus homens atacarem o complexo de Tony Montana. Ele aparece em uma cena marcante, para contra-atacar com uma metralhadora enorme.

E aí, gostou? Achou que faltou algum filme? Conte pra gente nos comentários!


Este texto foi escrito por Danielle Cassita via N-Experts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.