De acordo com um levantamento do Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do estado, os aparelhos celulares lideraram a lista de reclamações no primeiro semestre de 2015. Segundo os dados, foram 2.709 registros, representando cerca de 30% do universo do total analisado e um aumento de 45% em relação ao mesmo período do ano passado.

Dentro desse escopo, os aparelhos da Sony foram os que mais apresentaram reclamações: 865, um aumento surpreendente de 773% em relação ao mesmo período de 2014, quando teve apenas 99 queixas. O índice de solução também caiu bastante, indo de 94% (2014) para 69% (2015). Em segundo lugar, encontramos a Motorola (535 reclamações e índice de solução de 87%) e a Samsung (497 reclamações).

Sony lidera a lista de reclamações para a categoria de aparelhos celulares.

Ranking de reclamações – aparelhos celulares

A listagem conta com o nome das cinco empresas líderes desse ranking, seguido do número de casos e índice de solução.

  1. Sony – 865 reclamações – 69% (índice de solução)
  2. Motorola – 535 reclamações – 86% (índice de solução)
  3. Samsung – 497 reclamações – 95% (índice de solução)
  4. Microsoft/Nokia – 114 reclamações – 86% (índice de solução)
  5. LG – 109 reclamações – 89% (índice de solução)

No ano passado, a líder desse ranking era a Samsung, seguida pela Motorola, que manteve o posto. A sequência de empresas era formada pela Nokia, LG e Lenovo/CCE, ou seja, a Sony nem fazia parte do top-5 do Procon-SP.

A Sony apresentou um aumento significativo na quantidade de reclamações quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Linha branca

O levantamento do órgão também revelou que a linha branca, geralmente associada a eletrônicos de grande porte, como fogões, geladeiras e freezers, representa a segunda categoria com mais reclamações. A listagem a seguir revela o nome das marcas, seguido do número de casos e índice de solução.

  1. Eletrolux – 331 reclamações – 80% (índice de solução)
  2. Whirpwool / Brastemp / Consul – 308 reclamações – 76% (índice de solução)
  3. Mabe / GE / Dako / Continental – 202 reclamações – 66% (índice de solução)
  4. Samsung – 29 reclamações – 67% (índice de solução)
  5. Esmaltec – 22 reclamações – 56% (índice de solução)

De acordo com o Procon-SP, a linha branca é a segunda categoria de produtos com mais reclamações.

Computadores e produtos de informática

Na sequência, a categoria de computadores e produtos de informática foi aquela que apresentou maior expressão no levantamento realizado pelo Procon-SP. A listagem a seguir revela o nome das marcas, seguido do número de casos e índice de solução.

  1. Lenovo / CCE – 322 reclamações – 80% (índice de solução)
  2. Positivo – 165 reclamações – 59% (índice de solução)
  3. Dell – 75 reclamações – 80% (índice de solução)
  4. DL – 48 reclamações – 60% (índice de solução)
  5. HP – 48 reclamações – 86% (índice de solução)

Os computadores e produtos de informática completam a lista de reclamações do Procon-SP.

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