Primeiras impressões: Samsung Chromebook Series 5

1 min de leitura
Imagem de: Primeiras impressões: Samsung Chromebook Series 5

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O Chromebook não é exatamente uma novidade. Há quase um ano os primeiros modelos de aparelhos estão disponíveis nos Estados Unidos, mas até agora nem sinal de que o sistema vá deslanchar de vez. Além disso, países como o Brasil estão longe de figurar na lista das próximas datas de lançamento do produto.

Mas como é a experiência de usar o SO da Google diretamente em uma plataforma criada para ele? Pudemos conferir de perto como é isso durante a Computex 2012, feira de eletrônicos que acontece nesta semana na cidade de Taipei, em Taiwan. No estande da Samsung, ficamos alguns minutos com o Chromebook Series 5.

Simples, porém eficiente

Já disponível nos Estados Unidos, o Samsung Chromebook Series 5 não pretende ser nenhum notebook revolucionário. Na verdade, ele é bastante comum e suporta a todas as funções básicas que um portátil deve aguentar e, caso você vá utilizá-lo sempre em ambientes com internet, certamente não terá motivos para se decepcionar.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A interface do sistema operacional, com os apps listados lado a lado na tela, se assemelha muito ao Android ou ao iOS, o que por si só já gera uma boa familiaridade junto ao consumidor. Acessar conteúdos como esse via mouse ou trackpad pode paracer estranho, mas basta alguns cliques para perceber que o mecanismo também funciona muito bem.

O portátil da Samsung tem processador dual-core Intel Celeron, pesa 1,37 kg e tem bateria com capacidade para durar até 6 horas. Outro diferencial, segundo a Samsung, é a velocidade de boot, que é de apenas 7 segundos.

Impressiona? Não, de forma alguma. A proposta é a de ser simples e suprir necessidades básicas e, nesse quesito, ele se sai bem tanto em navegação na internet quanto com aplicativos mais pesados, como jogos. Porém, o Chromebook se mostra uma alternativa que seria viável para o Brasil, desde que comercializado por um preço mais baixo. Vamos esperar e torcer para que, em breve, também possamos contar com essa opção por aqui.

Fonte: Samsung

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.