Vendas de PCs, tablets e smartphones devem crescer 6% em 2013, diz análise

1 min de leitura
Imagem de: Vendas de PCs, tablets e smartphones devem crescer 6% em 2013, diz análise

(Fonte da imagem: Reprodução/Gartner)

A empresa de consultoria Gartner publicou nesta semana seu mais novo relatório sobre a comercialização de alguns dispositivos eletrônicos em todo o mundo. A pesquisa exibe, além dos dados de 2012, previsões de vendas para 2013 e 2014.

O dado principal é o crescimento nas vendas de todos os dispositivos em quase 6%, passando para aproximadamente 2,35 milhões de unidades enviadas para pontos de revenda. Para 2014, a previsão é de um crescimento ainda maior, atingindo os 2,5 milhões de produtos.

As categorias contabilizadas são PC (notebook e desktop), tablet e smartphone, além de uma classificação inédita da Gartner, os ultramobile – phablets, Chromebooks, all-in-one e outros híbridos que não se enquadram perfeitamente nas demais áreas.

A previsão para PCs é a pior possível: de pouco mais de 341 mil computadores vendidos em 2012, o aparelho passará para cerca de 289 mil vendidos no ano que vem. Todas as demais áreas apresentam crescimento, com destaque para os ultramobile e os tablets, cuja movimentação de mercado deve dobrar agora em 2013.

Sistema operacional

O relatório leva em conta também o desempenho de sistemas operacionais, sendo eles móveis ou não. O Android continua sendo o mais utilizado do mundo: em 2013, pouco mais de 866 mil aparelhos rodando o produto da Google devem ser comercializados – e a tendência é que a barreira de 1 milhão seja ultrapassada no ano que vem.

(Fonte da imagem: Reprodução/Gartner)

O Windows segue irregular: deve apresentar um desempenho ruim em 2013, mas se recuperar em 2014, com 378 mil unidades vendidas. As notícias são boas para a Apple: até 354 mil aparelhos com iOS ou Mac OS X podem ser vendidos no ano que vem. A RIM continua em queda livre, assim como outros sistemas operacionais. O relatório completo pode ser conferido aqui.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.