Atualização: a assessoria de imprensa da Samsung entrou em contato com o TecMundo para dar um posicionamento oficial e informou que o rumor sobre a venda da divisão de notebooks da empresa não é verdadeira. O TecMundo agradece o contato.

Notícia original: Se uma informação divulgada pelo site The Bell for verdadeira, a Samsung está em conversa com a Lenovo para vender a sua divisão de computadores.  A página ainda informa que esse bate-papo já acontece há algum tempo, mas sem informar precisamente o período.

Também foi mencionado que a Lenovo embarcou nessa conversa sem nenhum tipo de conselheiro financeiro (entretanto, ela é representada pela Freshifields Bruckhaus Deringer), mas a Samsung decidiu contratar Paul Hastings para auxiliar nessa empreitada. Apesar de ainda não haver informações oficiais sobre o preço da negociação, estima-se que esse montante seja algo em torno de US$ 850 milhões.

Outro detalhe importante é que a empresa sul-coreana também está oferecendo a sua divisão de impressoras, que será adquirida pela HP por US$ 1 bilhão. Não se sabe, entretanto, se esse movimento tem a ver com os problemas recentes envolvendo o Galaxy Note 7 (que fez a companhia perder milhões de dólares), mas um antigo executivo da Samsung revelou que a companhia está abandonando o mercado de PCs.

“Considerando a aproximação de negócios de computadores e impressoras, parece óbvio que, após vender a sua divisão de computadores, acabe abandonando esse mercado”, informou o antigo funcionário da Samsung.

Cupons de desconto TecMundo: