Se você utiliza o Facebook há algum tempo, talvez tenha percebido que pessoas estranhas podem mandar mensagens para a sua caixa de entrada. O problema disso é que você acaba tendo contato com pessoas indesejadas ou simplesmente recebendo várias propagandas, convites para eventos e outras propostas destes gêneros.

Acontece que a própria rede social permite que você solucione essa situação em poucos cliques. Isso porque há dois filtros que regulam a entrada de mensagens na sua caixa de entrada. O primeiro é o "Básico", algo que permite que mensagens de amigos dos seus amigos sejam enviadas diretamente e passando praticamente todo o resto para a pasta chamada de “Outros”.

Entendendo melhor o que acontece

A segunda alternativa é a “Restrita”. Com ela, apenas as conversações com os contatos determinados como amigos vão ser incluídos à caixa de entrada regular. Todo o restante é passado para os “Outros”, o que deve garantir maior privacidade e uma quantidade bem menor de mensagens indesejadas de qualquer tipo.

Apesar disso, o próprio Facebook informa que há exceções.  Os exemplos são: amigo de amigo que adicionar você em uma conversa em grupo; membro de um grupo do qual você faz parte e que o incluir em uma conversa; algum contato seu que tentar conversar com você através do aplicativo Facebook Messenger (por mais que essa pessoa não esteja cadastrada na rede social).

Ficou interessado nessa medida de “segurança”? Então, continue lendo, e o TecMundo mostra os passos que devem ser seguidos para ativá-la.

Uma questão de poucos cliques

Em primeiro lugar, abra o seu perfil do Facebook normalmente. Em seguida, selecione a opção de “Mensagens”, localizada no menu que está à esquerda na sua tela, assim como mostra a imagem abaixo.

O próximo passo é apenas clicar na divisão de “Outros”.

Na nova janela que for aberta, diferentes alternativas de utilização vão aparecer ainda no topo da página. Você deve clicar em “Editar Preferências”.

Depois de tudo isso, apenas confirme a operação escolhendo a alternativa “Restrita”. Bastante simples, não é mesmo?

Cupons de desconto TecMundo: