Android: como conectar controles físicos ao seu mobile [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Android: como conectar controles físicos ao seu mobile [vídeo]

Smartphones e tablets têm ganhado cada vez mais robustez – não é raro encontrar mobiles que superam, em termos de hardware, desktops ou notebooks um pouco mais ultrapassados. Vários núcleos, telas em alta definição e a presença de GPUs no corpo dos portáteis transformaram os gadgets em centrais de processamento verdadeiramente potentes.

Assim, rodar jogos que exigem alto desempenho de determinados itens em smartphones ou tablets tornou-se possível; conectar um ou outro mobile a uma TV de alto poderio gráfico é uma prática bastante comum nos dias atuais. Todavia, às vezes não é possível aproveitar a jogatina de forma integral: um controle físico, destacado do dispositivo portátil, realmente faz falta.

Estariam os consoles enfrentando um tipo de crise? Mesmo não sendo possível responder precisamente a essa pergunta, fato é que o mercado de jogos para mobiles tem crescido em ritmo acelerado. Prova disso são as diversas opções de joysticks compatíveis com gadgets disponíveis mundo afora (confira uma lista de 7 controles para iOS e Android clicando aqui).

O Dualshock 3 funciona também via Bluetooth. (Fonte da imagem: Reprodução/1.bp)

E que tal conectar ao seu Android um controle físico? Neste tutorial, você vai aprender a emparelhar os joysticks dos consoles Xbox 360, PlayStation 3 e Nintendo Wii com o seu mobile. Contudo, antes de ditarmos os passos que deverão ser seguidos para que a conexão seja realizada, alguns esclarecimentos precisam ser feitos.

DualShock 3 (PlayStation 3)

Pré-requisitos

  • DualShock 3 (controle de PlayStation 3);
  • Aplicativos Sixaxis Compatibility Checker, Sixaxis Controller e Sixaxis Pairing Tool;
  • Um aparelho rooteado*, com Android 2.2 ou superior; e
  • Um sistema operacional Windows (parece ser possível fazer isso também no Ubuntu — leia o tutorial neste link).

*Você sabe como fazer root no seu Android? Se não, clique aqui e acompanhe um tutorial detalhado feito pelo Tecmundo e aprenda, em instantes, a desbloquear o seu aparelho.

Passo 1: verificando a compatibilidade

Para isso, utilizaremos o aplicativo Sixaxis Compatibility Checker (clique para acessar a página de download), que vai verificar se o seu aparelho é compatível com o controle do PlayStation 3.

(Fonte da imagem: Reprodução)

No app, pressione o botão “Iniciar” para que o teste comece a ser feito. Em instantes, ele informa se o dispositivo é ou não compatível e também relata o código do Bluetooth que deverá ser adicionado ao controle (passo seguinte).

Passo 2: configurando o controle no PC

No Windows, você deve instalar o programa Sixaxis Pairing Tool (clique para fazer o download — se você tiver problemas para instalar este programa, experimente baixar esta versão), que serve para modificar o código de Bluetooth do controle do PS3. Conecte o equipamento ao computador utilizando um cabo USB e então abra o programa.

(Fonte da imagem: Reprodução)

Ele vai indicar o código master atual (“Current Master”) e também um campo para que você faça uma alteração. No smartphone, o Sixaxis Compatibility Checker oferece o novo código, exibindo-o na base da tela. Depois de digitá-lo no campo “Change Master”, você deve pressionar o botão “Update” para que a alteração entre em vigor.

Passo 3: aplicando as mudanças no Android

Depois de redefinir o código no passo 2, você deve instalar o Sixaxis Controller (clique para ir à página de download) em seu Android. No programa, pressione o botão “Parear” e informe o código que você alterou no controle do PS3 (passo 2), que deve estar ligado nesse momento.

(Fonte da imagem: Reprodução)

Feito isso, aperte o botão “Iniciar” no aplicativo e depois o botão PS no controle. As luzes do dispositivo vão parar de piscar e uma mensagem no Sixaxis Controller vai indicar que o joystick foi conectado.

Passo 4: método de entrada e mapeamento

Agora, pressione o botão “Trocar método de entrada” no aplicativo e selecione a opção “Sixaxis Controller”. Feito isso, vá às preferências do app, acesse “Configurações do Gamepad” e marque a opção “Ativar Gamepad”.

(Fonte da imagem: Reprodução)

Para conferir se as teclas estão configuradas de modo correto, vá em “Editar Mapeamentos”, no mesmo menu, e configure uma a uma. É provável que ele já esteja funcionando perfeitamente, mas não custa nada dar uma olhada.

Concluído tudo isso, você pode jogar vários jogos no Android, como GTA San Andreas, utilizando o bom e velho controle de PlayStation 3.

Controle de Xbox 360

Pré-requisitos

  • Controle com fio de Xbox 360;
  • Cabo OTG*; e
  • Android 4.0 ou superior instalado.

Passo único: plugue e jogue

Tudo o que você precisa fazer é plugar o controle no aparelho por meio do cabo OTG. É provável que uma mensagem surja na tela confirmando a conexão, mas isso pode não ocorrer — mesmo com a conexão tendo dado certo. (Fonte da imagem: Reprodução/Phonebuff)

    Depois disso, basta começar a jogar os games com suporte para joystick.

    Nyko PlayPad

    Pré-requisitos

    • Controle Nyko PlayPad;
    • Android 3.0 ou superior;
    • Aplicativo Nyko Playground instalado em seu aparelho.

    Configurar o Nyko PlayPad é bem mais simples do que utilizar os dispositivos de consoles citados anteriormente. Isso porque o controle foi desenvolvido para portáteis, então vem com recursos prontos para ser usado em um tablet ou smartphone. Isso significa que ele dispensa o uso do PC no processo de configuração e também não precisa de cabo.

    Passo 1: emparelhando o controle

    Ele trabalha com Bluetooth, então o primeiro passo de tudo é ativar esse tipo de conexão em seu aparelho. Vá às configurações do Android e lá encontre o menu de conexões ou diretamente a opção “Bluetooth”. Dependendo da versão que você usa, é possível encontrar esse recurso no menu de notificações do aparelho.

    Com o Bluetooth ativado (e com o Nyko PlayPad devidamente ligado, é claro), o controle deve aparecer na lista de dispositivos ao alcance da sua conexão. Toque o nome do joystick uma vez para iniciar o processo de emparelhamento e, após alguns instantes, ele estará ligado.

    (Fonte da imagem: Reprodução)

    Depois, a partir do menu de notificação do Android você pode acessar o menu de entradas e ativar a o Nyko PlayPad como uma delas.

    Passo 2: ative modo HID

    Certifique-se de que a opção HID está ativada no controle. Na parte traseira do dispositivo há uma chave que pode ser colocada em quatro posições diferentes; para jogar, o que interessa é a posição HID, cujo ícone é um desenho do próprio controle.

    (Fonte da imagem: Reprodução)

    Passo 3: encontre um jogo com suporte para controle HID

    Esse é provavelmente o passo mais complicado de usar o Nyko PlayPad. Isso porque não é todo jogo que apresenta suporte para joystick e, além disso, não é todo jogo que consegue trabalhar com esse método HID. Para ajudar, a desenvolvedora do aparelho oferece um aplicativo gratuito chamado Nyko Playground (clique para ir à página de download).

    Neste app, é possível encontrar uma lista de jogos (pagos e gratuitos) com suporte para HID e disponíveis na Google Play. Se por acaso há algum título em seu aparelho que não aparece na lista, mas tem suporte para o Nyko, também é possível listá-lo no app, transformando-o em uma central de jogatina com controle físico em seu Android.

    Durante os testes, o aparelho simplesmente não funcionou com alguns games listados no Playground, como TL Racing 2, mas trabalhou sem problemas com Dead Trigger e Stupid Zombies 2.

    Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.