Windows: como finalizar processos pelo Prompt de Comando (CMD)

1 min de leitura
Imagem de: Windows: como finalizar processos pelo Prompt de Comando (CMD)

O Windows se tornou um sistema muito mais confiável e estável nos últimos anos, mas ainda não está livre de problemas de desempenho. No eventual caso de travamento de um programa ou aplicativo, utilizamos por costume a ferramenta de gerenciamento de tarefas para encerrar uma atividade que não responde.

Porém, há a possibilidade de o próprio sistema não responder a esta solicitação e exigir que uma ação mais direta seja feita no computador. Isso pode acontecer, por exemplo, pelo efeito de um malware que impede que o gerenciador de tarefas seja aberto.

Para esses casos, você pode utilizar o Prompt de Comando (CMD) para encerrar um processo. O comando “tskill” serve para você finalizar uma tarefa através do sistema DOS da Microsoft.

Listando e encerrando processos

Para abrir a janela do Prompt de Comando (CMD), o caminho mais fácil é clicar no Menu Iniciar e digitar “cmd” no campo de busca. Abrindo o ícone, você pode utilizar o sistema para buscar as tarefas e encerrar processos.

Para encerrar uma atividade através do Prompt de Comando, você precisa saber o código identificador do processo. Para isso, digite o comando “tasklist” (sem aspas) para listar as tarefas em execução e descobrir o número de cada uma delas na coluna “Identifi”.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Conhecendo o código correspondente do processo, você pode encerrar o programa ou atividade utilizando o código “tskill” (sem aspas) e incluindo o número da tarefa após um espaço. Para fechar o arquivo smss.exe da foto acima, bastaria digitar o comando “tskill 352”, por exemplo.

É possível também finalizar um processo substituindo o código identificador pelo nome exato dele. Para encerrar o Internet Explorer através do Prompt de Comando (CMD), você pode digitar o comando “tskill iexplorer”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.