Feedly: como deixar o leitor otimizado

2 min de leitura
Imagem de: Feedly: como deixar o leitor otimizado

Personalizando o Feedly (Fonte da imagem: iStock)

Depois que a Google anunciou o fechamento de um dos seus serviços mais populares, o Google Reader, várias pessoas já começaram a procurar uma alternativa para o produto. Entre uma das escolhas mais populares como o novo leitor de feeds na preferência das pessoas, se encontra um aplicativo chamado Feedly.

Talvez um dos principais motivos da escolha foi a interface elegante e limpa, nos moldes do Google Reader. Da mesma forma, o programa possui um sistema simples para adicionar novas fontes e realizar algumas personalizações no seu plano de fundo, além de trazer configurações simples, facilitando o seu uso.

Na versão para computador, ele se apresenta na forma de um complemento para os navegadores, possuindo versões disponíveis para o Google Chrome e para o Mozilla Firefox. Além disso, o programa também funciona de maneira multiplataforma e você pode encontrá-lo nos dispositivos móveis, tanto para o iOS quanto para o Android.

Porém, embora a forma de visualização-padrão do aplicativo seja muito bonita, ela pode fazer com que você perca mais tempo navegando entre o conteúdo, especialmente se você possui muitas fontes. Por isso, o primeiro tópico que vamos abordar são os modos de leitura.

Alterando o modo de visualização

Como padrão, o aplicativo vem aberto no modo de visualização “Magazine”. Nessa forma de visualização, os seus feeds são organizados como miniaturas, contendo uma imagem e parte do texto. Porém, eles são organizados por destaque em vez de por publicação, fazendo com que os mais populares apareçam sempre por primeiro.

Visualização na forma de revista (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para modificar a maneira a qual você recebe os feeds, basta clicar no botão de configurações presente na parte superior direita da tela e escolher um dos modos disponíveis no setor “Views”.

Escolhendo uma opção (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O modo “Mosaic” é bem semelhante ao “Magazine”, porém ele exibe três artigos mais populares e, em seguida, coloca uma lista por ordem cronológica (dos mais recentes para os mais antigos). “Cards” também utiliza a navegação por miniaturas, mas ele mostra os feeds ordenados por publicação.

Se você assina muitas fontes, talvez o ideal seja utilizar o modo “Titles”. Ele é a alternativa mais limpa, exibindo apenas os títulos das notícias (lembra a visualização de um email). Porém, ele não os traz organizados por ordem de publicação. Nesse modo, passando o mouse sobre um item, você visualiza atalhos para armazená-lo para ler mais tarde ou abrir diretamente na fonte.

Modo de títulos (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Já o modelo chamado “Timeline”, assim como o “Mosaic”, exibe três artigos entre os mais populares e monta os demais em uma lista ordenada por data de publicação. Aqui, eles são mostrados com uma miniatura e parte do texto, porém com uma entrada embaixo da outra.

Personalizando o Feedly

Depois de você escolher a melhor forma de visualizar os seus feeds, pode começar as suas personalizações. Clicando em Themes, você pode escolher uma nova cor para o plano de fundo do programa, a qual seja mais adequada ao seu gosto pessoal. Não há segredo: basta clicar para aplicar a modificação.

Modificando a cor (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Outra função bem interessante do programa é que você pode utilizar a tecla "?" para ver uma lista de atalhos disponíveis no aplicativo.

Visualizando atalhos de teclado (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Já em “Preferences” é possível configurar uma série de preferências de uso, inclusive retirando as confirmações para a exclusão de uma assinatura e de marcar itens como já lidos. Agora que você já sabe como deixar o Feedly do jeito que fique melhor para a sua leitura, basta aproveitar todos os recursos do aplicativo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.