Windows 8: como criar ícones customizados

1 min de leitura
Imagem de: Windows 8: como criar ícones customizados

(Fonte da imagem: Reprodução/Digital Trends)

O Windows 8 possui uma interface diferenciada em relação às suas versões anteriores, e os ícones de atalho na página inicial são mais modernos, semelhantes ao Windows Phone.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Começando a personalizar

Para criar tiles personalizados em seu sistema operacional, existe o OblyTile. O aplicativo é gratuito e você pode fazer o download abaixo:

Baixar OblyTile

Após a instalação, ele vai abrir imediatamente, pronto para a criação do tile. Digite o nome do programa e selecione o caminho até onde o arquivo executável dele (geralmente com a extensão EXE) está salvo. Aqui, criamos como exemplo um ícone para o Avast.

(Fonte da imagem: Baixaki/TecMundo)

Em seguida, selecione uma imagem, de no máximo 200 kb, que vai se tornar o avatar do atalho. Clicando na lupa no fim do cadastro, você consegue ter uma preview de como vai ficar. Uma vez criado, já na Tela Iniciar, você pode arrastar o seu tile para onde quiser.

Opções avançadas

Quer aproveitar ainda mais os recursos do OblyTile e deixar a experiência do Windows 8 ainda mais diferenciada? Veja abaixo algumas dicas extras:

  • Não precisa mais usar o seu tile? Para retirar, clique com o botão direito do mouse em cima do ícone na tela inicial e selecione a opção "Desafixar da Tela Iniciar";
  • Se você vai criar as imagens, elas devem ser salvas no formato PNG e ter menos de 200 kb. Para não atrapalhar a resolução, procure deixar o tamanho das figuras entre 120x120 e 256x256;
  • Os tiles também podem ser criados para pastas e sites. No campo em que você vai selecionar o caminho, digite o endereço da pasta ou do site, ou simplesmente faça isso clicando no Choose Folder ou WebSite Url;
  • Para criar um tile para o Steam, digite a URL: steam://rungameid/ e, depois da última barra, coloque a ID do game escolhido.

    Gerenciador de Tiles

    No Tile Manager, você consegue editar todos os atalhos que você criou e já estão em sua tela inicial. Para abrir o gerenciador, clique no ícone de pasta localizado no canto superior direito, como mostra a imagem abaixo:

    (Fonte da imagem: Baixaki/TecMundo)

    smart people are cooler

    Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

    Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

    Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.