Windows 8: como remover vários aplicativos da Loja ao mesmo tempo

2 min de leitura
Imagem de: Windows 8: como remover vários aplicativos da Loja ao mesmo tempo

Desinstalar um aplicativo da Loja no Windows 8 é bastante simples. Com apenas alguns cliques do mouse, você consegue remover do computador qualquer ferramenta que tenha sido instalada a partir da Windows Store.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O processo é rápido para um ou dois programas. Mas e se você quiser desinstalar vários aplicativos? A tarefa de remoção tem que ser realizada para cada app individualmente, tornando a atividade bastante trabalhosa. Porém, como quase todos os problemas da vida moderna, existe uma maneira de acelerar um pouco o processo e diminuir o trabalho manual.

Uma equipe de programadores desenvolveu um script para o Windows 8 que permite selecionar diversos programas de uma só vez para a desinstalação. Confira abaixo as etapas para baixar, instalar e utilizar a ferramenta.

Você vai precisar de...

  • Script “Remove Windows Store apps in Windows 8” baixado em seu computador.

Não é preciso instalar o script para ele funcionar. Você só deve descompactar em qualquer diretório do seu computador o conteúdo do arquivo ZIP baixado e seguir os passos descritos no tópico abaixo.

Como fazer

O primeiro passo na utilização do script é editar o arquivo “RemoveWindowsStoreApp” presente nos itens descompactados do ZIP baixado. Para isso, é só clicar duas vezes sobre o documento e aguardar até que o notepad seja executado.

Agora, é preciso inserir um pequeno comando ao script, o qual vai indicar qual ação você deseja realizar. Os códigos que podem ser utilizados são:

  • Get-Help Remove-OSCAppxPackage –Full: para exibir o texto de ajuda do script.
  • Remove-OSCAppxPackage: para remover os apps desejados.

O comando desejado deve ser inserido no final do script, uma linha abaixo do último colchete exibido na tela. O arquivo deve ficar parecido com aquele apresentado na imagem a seguir.

Depois de editado, salve as mudanças realizadas no arquivo e feche o notepad. Agora é hora de executar o script e desinstalar os aplicativos da Loja. Para que isso aconteça, clique com o botão direito do mouse sobre o documento e selecione a opção “Executar com o PowerShell”.

Na tela que aparecer, todos os programas da Windows Store que estão instalados em seu computador serão listados com um número de identificação. Para escolher os apps que serão desinstalados, basta digitar o valor mostrado ao lado de cada um.

Você pode escolher quantos programas quiser, bastando utilizar a vírgula para separar o número de identificação de cada ferramenta. Para finalizar, é só pressionar a tecla “Enter” e confirmar a exclusão dos apps selecionados.

.....

Mesmo sem possuir uma interface gráfica, o uso do Remove Windows Store apps in Windows 8 é bem simples. Na página do desenvolvedor, é possível encontrar mais informações a respeito do script e tirar eventuais dúvidas com os envolvidos no projeto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.