Windows Phone: Como criar ringtones personalizados

3 min de leitura
Imagem de: Windows Phone: Como criar ringtones personalizados

Um dos problemas do Windows Phone é não permitir que você coloque qualquer música como toque do seu smartphone. Você deve usar aqueles vindos de fábrica ou baixar apps com ringtones. Só que existe um meio de colocar aquela melodia que você tanto gosta para tocar toda vez que o seu telefone receber uma chamada.

O Windows Phone tem uma maneira diferente de visualizar arquivos de áudio que podem ser colocados como ringtones. Mesmo assim, ainda existe o problema da música ser longa demais, deixando a parte que seria ideal para servir como toque sem o destaque que merece.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para deixar tudo do jeito que você gosta, é necessário você ter um editor de áudio. Para este tutorial, sugerimos o simples Audacity. Para baixar o programa, clique no botão abaixo.

Primeira coisa a se fazer é editar a porção de música que vai se tornar um ringtone.

1) Editando a música

Abra o Audacity e escolha a música que você quer transformar em toque para o seu celular. É importante que você instale o plugin LAME MP3 encoder, presente no site oficial do Audacity. Ele permitirá que o programa salve seus projetos como arquivos de áudio MP3. Para baixar o plugin, clique aqui.

Com tudo pronto, selecione a música e espere ela ser carregada pelo programa. Assim que isso acontecer, com o mouse, selecione o trecho que você deseja transformar em ringtone. É interessante informar que, para o toque ficar mais próximo do padrão, ele não poderá passar de 40 segundos.

 Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Assim que você terminar de selecionar o trecho, clique no ícone da tesoura ou pressione CTRL + X para recortar a seção. Agora, selecione “Ficheiro” e, em seguida, “Novo”.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Um novo projeto será aberto. Nele, clique no ícone de colar (ou pressione CTRL + V). O resultado do projeto será o seu ringtone. Faça a edição necessária e selecione “Exportar”. É aqui que mora o segredo.

Com o plugin LAME MP3 encoder instalado, você verá a opção para salvar o projeto em forma de arquivo MP3. Clique em "Opções, fazendo com que uma janela com informações do áudio criado apareça. Na área indicada para o gênero do arquivo, você poderá escolher se ele é rock, pop, clássico etc. Selecione o campo apropriado e escreva “Ringtone”. Dê um nome para o toque e salve o projeto.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

O seu ringtone está pronto. Você só precisa incluí-lo no seu Windows Phone.

2) Incluindo o ringtone no seu telefone celular

Com o arquivo do toque pronto, é hora de incluí-lo no seu celular. Para fazer isso, é necessário que você utilize o Zune. Caso você não tenha o programa, clique no botão abaixo para baixá-lo.

Com o programa já instalado, conecte o seu Windows Phone ao computador. É importante que o áudio que você criou esteja dentro das pastas reconhecidas pelo Zune (por padrão, salve o arquivo dentro da pasta Música do Windows).

Clique em “Coleção”, dentro do Zune, para ver as músicas do seu computador. Você deve ver três colunas. A da direita mostra os nomes das músicas. A do meio deve apresentar os álbuns presentes na sua coleção. A coluna da esquerda, a qual devemos dar destaque, pode apresentar artistas e gêneros da sua biblioteca. Selecione “Gêneros” e, em seguida, encontre “Ringtones”.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Note que, ao clicar em “Ringtones”, o arquivo que você criou apareceu na coluna da direita. Clique nele e o arraste até o ícone do telefone, presente na parte inferior esquerda do Zune. A transferência deve ser realizada com sucesso.

3) Configurando o toque no seu celular

Depois de enviar o arquivo criado no Audacity, é hora de fazer o áudio virar o seu toque de chamadas. Já no seu Windows Phone, vá em “Configurações”, seguido de “toques e sons”. Entre as várias opções, selecione “Toque”.

Você deverá ver uma série de arquivos presentes em um grupo chamado “Windows Phone”. Caso o seu aparelho seja um Lumia, existirá um grupo chamado “NOKIA”. Se tudo deu certo, em cima de tudo, existirá uma área chamada “Personalizado”. O seu novo toque deve estar ali. Selecione-o e volte para a tela principal.

Pronto, o seu Windows Phone tem um novo toque para chamadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.