Alguns aplicativos oferecem as opções free ou trial na hora em que os usuários decidem baixá-los da Google Play Store. Mas, apesar de ser possível utilizar os apps pagos de forma integral por até 15 minutos (com a opção de compra definitiva ou não do aplicativo), certos recursos desses softwares podem exigir mais tempo de uso – impedindo, dessa forma, o reembolso imediato.

No entanto, se você passou mais de 15 minutos usando um aplicativo, não gostou dele e quer receber seu dinheiro de volta, não se desespere: saiba que existem pelo menos dois jeitos de pedir o reembolso após o curto período de carência.

O processo pode parecer complexo, demorado e burocrático demais para quem está acostumado com o imediatismo das devoluções feitas pela Google Play Store nos casos que não extrapolam aquele ¼ de hora de teste. Então, aqui fica a dica: se o aplicativo custa relativamente pouco, fique com ele. Do contrário, siga os passos seguintes e tente um reembolso.

Importante: os pedidos de reembolso serão analisados, na maior parte das vezes, dentro do período de 48 horas após aquisição do aplicativo.

Passo 1 – Contate o desenvolvedor

Acesse a página do seu aplicativo na Google Play Store. Na aba “Visão Geral” (ou “Overview”), além da descrição completa do seu app, você vai encontrar o site do desenvolvedor do software indesejado.
(Fonte da imagem: Google Play Store)
Clique nela e, nos campos “Help” ou “Contact”, descreva (em inglês, na maioria dos casos) da forma mais detalhada possível seu problema com o aplicativo. Peça o reembolso e torça para que a sua mensagem seja apreciada com carinho pela empresa desenvolvedora do seu já não tão bem quisto app.

Passo 2 – Tente pedir à Google

Vá até a página da Google Play Store clicando neste link. Encontre, na lista que mostra todos os seus aplicativos, o software que possivelmente vai lhe render um reembolso. Na aba “Informar um problema” (ou “Report a problem”), selecione a opção “eu gostaria de pedir o reembolso” (ou "I’d like to request a refund”). De um jeito também bastante específico, informe (em inglês, certamente) seu problema à Google na caixa de texto, clique em “Enviar” (ou “Send report”) e espere um possível retorno. (Fonte da imagem: Google Play Store)

É preciso deixar claro que, mesmo seguindo os passos acima listados, o reembolso pode não ser efetuado. As opções mostradas são alternativas às pessoas que, por algum motivo, ou não conseguiram “devolver” o aplicativo antes dos 15 minutos de uso ou simplesmente não se contentaram com o software e querem tentar um reembolso.

Alguns desenvolvedores inserem cláusulas mais duras em seus contratos – como é o caso da LevelUp Studio, que aceita pedidos de devolução de dinheiro em um prazo de 24 horas após a compra do aplicativo.

Para que quaisquer problemas sejam evitados, o ideal é ficar atento não apenas à descrição dos aplicativos na página da Google Play Store; busque, também, análises e avalie a opinião das pessoas que usam o app desejado por você. Sempre leia com cuidado as condições de uso – e de reembolso, quando existirem – do software e apenas o compre se ele realmente for satisfazer as suas necessidades.

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